O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Department of Homeland Security, ou DHS) informou que desmantelou um esquema de fraude em larga escala que acontecia em vários estados americanos envolvendo produtos da Apple.
Segundo informações do site 404 Media, a fraude consistia na compra de produtos (legítimos) da Apple em lojas da rede varejista Target em todos os EUA, os quais eram substituídos posteriormente por dispositivos falsificados e devolvidos, de modo que os fraudadores recebiam o dinheiro gasto por eles enquanto mantinham os produtos originais — para então revendê-los a terceiros.
O DHS prendeu um homem chamado Chalvin Tan e disse que os itens falsificados devolvidos às lojas foram “colocados em um molde em que os gravadores a laser alteram os produtos falsificados para parecerem ter as mesmas marcações dos produtos genuínos”.
Tan foi interceptado pela polícia no início deste mês, enquanto dirigia no Condado de Baldwin (Alabama). Os oficiais disseram que encontraram 180 dispositivos da Apple em seu carro, que eles acreditavam serem falsificados, bem como máquinas de gravação e aparelhos genuínos que foram embalados para serem enviados e revendidos em outro lugar.
De acordo com um depoimento do suspeito, ele disse que o esquema envolvia enviar os produtos roubados a Hong Kong, os quais eram vendidos pelo WeChat. Ele também disse que os produtos falsificados vinham de Los Angeles (Califórnia). Não foram divulgadas, porém, informações sobre o que os dispositivos falsificados realmente são ou como eles são feitos.
via AppleInsider