Após testes iniciais, o WhatsApp está oficialmente desenvolvendo emojis animados para seu app no iOS. Desenhados pela Meta, os emojis substituirão os padrões (da Apple) nas conversas, com as animações de piscada e rosto rindo, por exemplo.
Os usuários ainda verão os emojis padrão da Maçã ao escolherem no teclado do iPhone, mas eles se tornarão animados quando enviados em uma conversa no WhatsApp. As animações poderão ser reproduzidas tocando no emoji.
De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp priorizou a animação dos emojis mais populares inicialmente e planeja aumentar essa quantidade no futuro. Ainda não há, contudo, previsão para que a função seja disponibilizada para todos.
Também não há a certeza de aprovação pela Apple, a qual já rejeitou atualizações semelhantes do Telegram por se assemelharem aos emojis oficiais do iOS. O mensageiro teve que ajustar seus emojis animados para atender aos requisitos.
Além dos emojis animados, a versão beta do mensageiro também traz o recurso WhatsApp Nearby Share, que permite o envio de arquivos sem Wi-Fi ou dados celulares, usando um código QR para facilitar as transferências entre Android e iOS.
WhatsApp também testa escolha do modelo de linguagem
Ademais, segundo informações do WABetaInfo, o WhatsApp está testando um recurso que permite escolher o modelo Meta AI Llama no app para iOS, assim como já faz na sua versão beta para Android.
Essa nova função está disponível no TestFlight e alguns usuários nos EUA já podem acessá-la nas configurações do chatbot Meta AI. O modelo padrão é o Llama 3-70B, ideal para consultas rápidas e simples.
Para consultas mais complexas, é possível optar pelo Llama 3-405B, que tem um limite de uso semanal. Esse recurso permite comparar as respostas dos diferentes modelos, ajudando a entender suas forças e limitações.
Embora o Llama 3-405B ofereça respostas mais detalhadas, ele tem restrições de uso. Por outro lado, o Llama 3-70B fornece respostas rápidas e ilimitadas, mas talvez não consiga lidar tão bem com consultas complexas.
A função está disponível para alguns testadores e deverá ser lançada para mais usuários nas próximas semanas. Ainda não há previsão de quando (ou se) ela será incluída na versão estável do aplicativo.