Rival de ferramentas como o ChatGPT (da OpenAI) e o Gemini (do Google), o Claude (inteligência artificial da Anthropic) foi finalmente lançado hoje no Brasil. Com suporte completo ao português brasileiro, ele é empurrado pelo modelo de linguagem mais recente da companhia, o 3.5 Sonnet.
Gratuita, a ferramenta pode ser acessada pela web, por um aplicativo para iOS/iPadOS e por meio de uma API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. destinada a desenvolvedores. Algumas ferramentas mais avançadas do chatbot, como a possibilidade de usar a IA na edição de códigos, documentos e designs, porém, são exclusivas para usuários pagos.
Além de responder perguntas, o Claude também consegue analisar imagens e interpretar gráficos. A Anthropic permite, inclusive, integrá-lo em produtos de terceiros, como sites, aplicativos e mais.
Uma vantagem do Claude em relação ao ChatGPT, pelo menos no mercado brasileiro, é que a Anthropic já cobra em reais por recursos avançados da sua tecnologia tanto no app para iOS/iPadOS quanto no seu site oficial — a ferramenta da OpenAI ainda cobra apenas em dólares pela web.
Ao Tecnoblog, a Anthropic disse que capacidades como a tradução de conteúdo, o marketing de conteúdo no setor de turismo, o copywriting, a programação e revisão de códigos estão entre os principais recursos do Claude que deverão chamar a atenção de clientes brasileiros.
Usuários mais avançados têm à sua disposição o plano Pro, que sai por R$110 mensais por pessoa, além do plano Team, voltado a equipes, que sai por R$165 mensais e contempla no mínimo cinco estações. Assinantes do Claude também têm direito a cinco vezes mais interações com o chatbot, vale notar.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.