O comercial mais recente da campanha publicitária Apple at Work gerou uma reação negativa na Tailândia. Lançado em 18 de julho, o vídeo atraiu inúmeros usuários de redes sociais, os quais definiram a representação do país como “ultrapassada” e “irrealista”, conforme notado pela CNN.
No quinto vídeo dessa série, quatro personagens viajam ao país asiático para atender às demandas de um cliente usando dispositivos e software da Maçã. O comercial de 10 minutos já passa dos 5 milhões de visualizações.
Com cenas em tom sépia e prédios desgastados, os críticos dizem que o vídeo não representa a Tailândia atual. Alguns afirmam que o vídeo parece mostrar o país de décadas atrás, especialmente na representação do aeroporto e dos transportes.
O criador de conteúdo americano e morador da Tailândia, David William, criticou em um vídeo no TikTok a representação, afirmando que ela está desatualizada. William descreveu o país como “moderno, seguro e bonito”, e disse estar preocupado que o vídeo possa causar equívocos.
Em contrapartida, o comercial recebeu apoio de alguns fãs e até do governo tailandês. O estúdio Indochina Productions, que colaborou no projeto, bem como as autoridades locais, elogiaram o vídeo como uma representação positiva da Tailândia.
O porta-voz do primeiro-ministro Srettha Thavisin, Chai Wacharonke, destacou o potencial do país para atrair interesse mundial. Até agora, a Apple não comentou oficialmente as críticas. A companhia, vale lembrar, também foi bastante criticada por outra peça publicitária neste ano, a qual promovia os iPads Pro com chip M4.
Atualização, por Bruno Cardoso02/08/2024 às 08:55
A Apple removeu hoje do seu canal do YouTube o mais recente comercial da série “OOO (Out Of Office)” depois da polêmica envolvendo a forma como a Tailândia foi representada no vídeo.
Segundo informações do Bangkok Post, a empresa também enviou um comunicado ao governo do país se desculpando pela produção:
Para o comercial The Underdogs: OOO (Out Of Office), estávamos trabalhando em conjunto com uma empresa tailandesa para produzir um vídeo filmado no reino. Pretendíamos mostrar a cultura e uma boa perspectiva do país. Pedimos desculpas pelo comercial não ter retratado a Tailândia tão adequadamente quanto ela é no presente. Nossa intenção era celebrar o otimismo e a cultura do país, e pedimos desculpas por não capturar totalmente a vibração da Tailândia hoje.
Ainda de acordo com o veículo, legisladores do país asiático estariam planejando convidar alguns representantes da Apple para conversar com agências do governo sobre essa polêmica.
O primeiro ministro tailandês Srettha Thavisin, que tem tentado atrair o investimento de empresas estrangeiras, por sua vez, tentou minimizar as críticas ao dizer que preferiu focar “nas partes boas” do vídeo.