Na seção de perguntas e respostas da mais recente edição da newsletter “Power On” (da Bloomberg), o jornalista Mark Gurman reiterou uma informação dada por ele anteriormente de que o MacBook Pro, o iMac e o Mac mini serão atualizados com chips da série M4 ainda neste ano.
Ao mesmo tempo, o MacBook Air (que já ganhou uma atualização em 2024), o Mac Studio e o Mac Pro deverão ganhar uma variante do processador mais atual da Maçã apenas no ano que vem — cronograma que é condizente com o que a empresa vem apresentando nos últimos anos.
Ainda sobre os novos Macs, Gurman afirma que a adição do novo processador deverá ser a única grande novidade na maioria desses computadores, embora esteja prevista uma mudança mais “dramática” em pelo menos um modelo — o que poderá ser uma renovação no design, por exemplo.
Dos Macs atuais, tirando o Mac Studio (lançado há poucos anos), apenas o Mac mini e o Mac Pro ainda não ganharam um banho de loja pós-transição para o Apple Silicon. Enquanto o primeiro mantém seu design de 2010, o segundo data de 2019, mas conta com uma construção pensada originalmente para processadores da Intel.
E quanto aos “iPhones 16”?
Nada de muito novo no que se refere à data de lançamento dos novos iPhones. Gurman especula o dia 10 de setembro (terça-feira) para a keynote que anunciará os modelos — uma data que também está em consonância com o cronograma apresentado pela Apple em anos anteriores.
O jornalista destacou que essa data será mantida mesmo com a Apple Intelligence prevista para ser lançada apenas em meados de outubro, quando o iOS for atualizado para a versão 18.1 — embora não se tenha chegado a especular nenhuma mudança na data por esse motivo.
Mudança no Apple Watch SE
Outro aparelho da Apple alvo dos comentários de Gurman foi o Apple Watch SE, o qual poderá ganhar uma terceira geração no próximo mês. Segundo o jornalista, é cada vez mais provável que o dispositivo seja construído em plástico rígido — algo que ele já havia especulado.
Além de contribuir para potencialmente deixar o SE ainda mais barato em relação ao modelo padrão e ao Ultra (ou permitir a adição de mais recursos sem influenciar no preço), a mudança no material também “poderá permitir uma maior variedade de cores”.