Após a saída de Jony Ive da liderança do departamento de design da Apple, a gestão desse time passou (e ainda tem passado) por várias mudanças. Tanto é que, hoje em dia, a equipe de design da Apple é composta principalmente por uma geração mais jovem de funcionários — que não trabalhou sob a tutela de Ive e nem de Steve Jobs.
Vale lembrar que Ive foi substituído por Evans Hankey, que deixou a empresa em 2022 (cerca de três anos após sua promoção); no ano seguinte, a Apple deu controle total da equipe ao diretor de operações Jeff Williams.
Mais recente, a Apple fez uma nova mudança nessa seara. Embora não tenha nomeado um substituto completo para Hankey e ainda considere Williams o chefe de todo o departamento, a empresa elevou a veterana Molly Anderson a líder de design industrial, conforme divulgado no boletim informativo “Power On”, do jornalista Mark Gurman.
Com isso, a maior parte dos designers da Apple agora responde diretamente a ela, em vez de a Williams. Entretanto, diferentemente de Hankey, Anderson (ainda?) não é considerada uma vice-presidente da empresa.
Só neste ano, cabe notar, dois dos designers mais antigos da Apple anunciaram que deixariam a empresa: Bart Andre e Duncan Kerr. Esse time está mesmo todo em processo de renovação…
Atualização 11/11/2024 às 12:20
Mais recentemente, Gurman trouxe informações (também em seu boletim informativo) de que Anderson foi promovida a vice-presidente de design industrial algumas semanas atrás — sendo essa a primeira vez que o cargo é ocupado desde que Hankey saiu.
Ela, porém, ainda não é uma executiva sênior — por isso seu nome (ainda) não está na página de liderança da Apple.