O melhor pedaço da Maçã.

iOS 18: Safari ocultará elementos de páginas; app Fotos perderá carrossel

Há pouco, foram liberadas as quintas betas das próximas versões dos sistemas operacionais da Apple, que estão atualmente em fase de testes, incluindo o iOS 18. Com as compilações mais recentes, foram encontradas mais novidades em duas áreas do sistema: o Safari e o Fotos (Photos).

Publicidade

No primeiro caso, trata-se de um novo recurso, o Controle de Distrações (Distraction Control), que lembra um rumor repercutido antes da WWDC24 sobre uma função de remoção de seções em páginas no Safari. Já no segundo, foram feitas mais algumas reformulações em matéria de usabilidade, além das já anunciadas.

Controle de Distrações

Como diz o nome, o Controle de Distrações permite simplesmente ocultar elementos que distraem o usuário durante a leitura de textos e/ou páginas. Isso inclui janelas de login, popups sobre preferências de cookies, banners pedindo para assinar boletins informativos, vídeos com reprodução automática, entre outros.

O recurso poderá ser utilizado para esconder qualquer conteúdo estático de uma página, mas, como lembrado pelo MacRumors, não é um bloqueador de anúncios e não poderá ser usado para esconder tais conteúdos de forma permanente.

Publicidade

Ele pode, contudo, ocultar publicidade temporariamente, embora não tenha sido construído pensando nesse fim. Ao recarregar um site, por exemplo, anúncios ocultados aparecerão novamente, na medida em que o recurso não foi criado para elementos que mudam regularmente.

Para usar o Controle de Distrações a partir da quinta beta do iOS 18, é necessário ir até o menu da página e selecionar “Ocultar Itens que Distraem”. Como podemos ver abaixo, será possível selecionar uma área a ser ocultada e todos os conteúdos estáticos nela presentes e/ou que você selecionar serão escondidos, com uma animação bem legal à la Thanos que torna tudo em pedacinhos.

O recurso também está disponível nas quintas betas do iPadOS 18 e do macOS Sequoia 15, nas mesmas áreas do Safari. Segundo a Apple, ele não será ativado automaticamente, devendo ser ligado pelos usuários, que devem escolher o que esconder. Configurações de um dispositivo não serão sincronizadas para os demais, sendo necessário ocultar os elementos de sites em cada sistema de forma individual.

A opção “Ocultar Itens que Distraem” também pode ser encontrada no campo de busca do Safari, escondendo todos os elementos do tipo de uma página instantaneamente. Ocultar um banner sobre cookies ou privacidade é equivalente a fechá-lo sem declarar consentimento ou oposição ao tratamento de dados.

Publicidade

Por ora, o recurso está disponível apenas na versão beta dos sistemas para desenvolvedores, mas deverá chegar em breve à pública também.

Fotos

No app Fotos, a Apple alterou em parte das mudanças realizadas e removeu a visão de carrossel, que havia chegado com a primeira beta do iOS 18. Como apontado pelo 9to5Mac, a decisão deu-se após o feedback de desenvolvedores e usuários.

Publicidade

A opção consistia em arrastar para esquerda ou para a direita para ver fotos selecionadas que eram atualizadas diariamente e incluíam pessoas favoritas, pets, lugares e mais. Na beta mais recente, porém, o recurso foi retirado do iOS 18.

Nas betas anteriores, havia essa opção para ver elementos das Coleções. Elas, porém, poderiam também ser encontradas rolando a tela, de modo que o carrossel tornou-se um pouco repetitivo e potencialmente confuso ao arrastar acidentalmente e tentar voltar para a Fototeca, o que aparenta ter levado a Apple a desistir do novo recurso.

A opção de visualização “Todas as Fotos” também foi reformulada e passará a mostrar mais da grade de fotos. Usuários que tiverem múltiplos álbuns os verão com mais destaque na interface, o que deverá eliminar a necessidade de rolar até a parte mais inferior da interface para encontrar a opção dos álbuns.

Ainda, o álbum “Recentes” foi inserido no álbum “Utilidades”, mas está integrado à coleção “Últimos Dias” (“Recent Days”). A ideia da Apple é ajustar as mudanças realizadas no Fotos, tornando a usabilidade menos confusa, embora mantendo as novidades. Também segue sendo possível personalizar o app, incluindo as Coleções, bem como rearranjar as seções e categorias.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tyler Labine estará na 5ª temporada de “For All Mankind”, do Apple TV+

Próx. Post

Liderado pela Apple, mercado de tablets retomou crescimento no 2º trimestre de 2024

Posts relacionados