O mercado global de tablets registrou um crescimento anual de 22,1% no segundo trimestre de 2024, com 34,4 milhões de unidades vendidas, superando os níveis pré-pandemia e indicando uma tendência positiva na indústria, conforme dados da IDC.
Esse crescimento pode ser atribuído a atualizações de produtos, ciclos de substituição e reposição de estoques. Fato é que a Apple liderou o mercado, comercializando 12,3 milhões de unidades e registrando um crescimento anual de 18,2% — impulsionado pelos novos iPads Air e Pro. As vendas dos tablets cresceram globalmente, exceto na China.

A Samsung ficou em segundo lugar com 6,9 milhões de unidades vendidas, apresentando um crescimento anual de 18,6%. Mesmo sem grandes lançamentos, a empresa se beneficiou com a melhora do mercado.
Já a Lenovo conquistou a terceira posição, com 2,5 milhões de unidades comercializadas e um crescimento anual de 16,7%. Seus tablets destacáveis cresceram 39,7%, enquanto os tablets convencionais aumentaram 11,7%.
Enquanto isso, a HUAWEI ficou em quarto lugar, com um crescimento anual de 40,3% e 2,3 milhões de unidades vendidas, impulsionada pelo lançamento do MatePad 11.5S e por promoções online bem-sucedidas na China.
Já a Xiaomi ficou em quinto lugar, com as vendas chegando a 2 milhões de unidades (um crescimento anual de incríveis 94,7%). A empresa teve um desempenho forte além da China e da Ásia/Pacífico, com ganhos na Europa, especialmente na Rússia, na França, na Alemanha, na Itália e na Espanha.
Dados da Canalys também mostram aumento no mercado global de tablets
Segundo os dados mais recentes da Canalys, as vendas globais de tablets registraram um aumento de 18% em relação ao ano anterior no segundo trimestre de 2024, alcançando um total de 35,9 milhões de unidades.
Na China, o mercado de tablets cresceu devido às promoções de empresas locais. Agora, essas empresas estão se expandindo internacionalmente, elevando as vendas no Oriente Médio e na Europa Central e Oriental.
Por outro lado, na Índia, a demanda por tablets cresceu devido a compras feitas pelo governo para a educação, e espera-se um crescimento ainda maior no futuro por causa de políticas que incentivam a fabricação de dispositivos localmente.
- A Apple manteve a liderança no mercado global de tablets, com 13,9 milhões de iPads vendidos e garantindo uma participação de mercado de 39%.
- Já a Samsung teve um aumento de 13% ano a ano, enviando 6,8 milhões de unidades, impulsionada por fortes vendas dos seus modelos principais e pela crescente demanda em mercados emergentes na região da Ásia-Pacífico.
- Enquanto isso, a HUAWEI manteve a terceira posição, com 2,5 milhões de unidades comercializadas e alcançando um robusto crescimento anual de 51%, principalmente projetada pela demanda na China e na região EMEA 1Europa, Oriente Médio e África..
- A Lenovo ficou em quarto lugar, com 2,5 milhões de unidades enviadas e um crescimento anual de 16%, fortalecendo sua presença na maioria dos mercados globais.
- A Xiaomi completou os cinco primeiros lugares, superando a Amazon com um crescimento anual de 106% e 2,1 milhões de unidades comercializadas.

De acordo com o analista da Canalys Kieren Jessop, os dados sugerem que a indústria de tablets está preparada para um desempenho forte ao longo do restante de 2024, com novidades e expansão de mercado colaborando para o crescimento.
Preço parcelado: a partir de R$4.499,00 em até 12x
Cor: azul, rosa, amarelo ou prateado
Capacidade: 128GB, 256GB ou 512GB
Conectividade:: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Europa, Oriente Médio e África.