A Mozilla anunciou hoje a atualização do Firefox para a versão 129. O update traz novidades como melhorias para o seu modo de leitura (recurso chamado Leitor), incluindo controles para a visualização e temas, prévia de abas abertas e a substituição do protocolo HTTP pelo HTTPS como padrão ao acessar endereços não locais.
O menu Texto e Layout do Leitor agora conta com opções para o espaçamento de caracteres e palavras, bem como para o alinhamento do texto. A ideia é oferecer uma experiência mais acessível, permitindo uma maior personalização da exibição do que estiver sendo lido.

Também foi adicionado um menu de temas com duas opções adicionais: Contraste e Cinza. Pode-se, ainda, selecionar cores personalizadas para o texto, o fundo e links na aba “Personalizado”.

Outra novidade é uma prévia de abas abertas, mostrada ao passar o cursor do mouse sobre aquelas que estão em segundo plano, na barra superior. Apesar de simples, o recurso facilita o processo de localizar a aba desejada sem precisar ficar alternando entre elas. O recurso será liberado progressivamente para os usuários.

Com relação ao uso do HTTPS como padrão no lugar do HTTP, caso o primeiro não esteja disponível o Firefox voltará a usar o segundo no site em questão automaticamente. Registros do DNS HTTPS poderão, agora, ser resolvidos com a ferramenta de DNS do próprio sistema operacional no Windows 11, no Linux e no Android 10 ou posterior. Com isso, será possível utilizar o HTTP/3 de forma mais simples, entre outras melhorias.
No macOS, foi adicionado suporte a múltiplos idiomas no mesmo documento ditados via VoiceOver. Além disso, o recurso de preenchimento automático de endereços chegou à França e à Alemanha, temos novidades para desenvolvedores (em especial de CSS) e para empresas, bem como as tradicionais correções de segurança.
O Firefox 129 já está disponível para baixar. Atualize o navegador e aproveite os novos recursos e correções!