E tem novo concorrente da Apple TV 4K na área! Falo do Google TV Streamer, set-top box da gigante de Mountain View que chega não só para competir com a opção da Maçã, mas também para substituir de vez o bom e velho Chromecast.
Compatível com conteúdos em 4K HDR 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. e com suporte aos protocolos Dolby Atmos e Dolby Vision, o novo dispositivo do Google deixa para trás o formato de dongle que fez sucesso com o seu antecessor espiritual, apostando em algo mais tradicional.
Na parte de trás da set-top box, temos portas USB-C (para alimentação), HDMI e Ethernet, bem como um botão que faz o controle remoto emitir um efeito sonoro — algo bastante útil para aqueles momentos em que você simplesmente não consegue achá-lo. Também é possível reproduzir esse som pelo app Google Home, vale notar.
O Google TV Streamer traz um design bastante elegante e minimalista, o que também se estende para o seu controle, que traz um número maior de botões em comparação ao seu antecessor direto. É possível adquiri-lo em duas cores: Porcelain e Hazel — este último, exclusivo para os Estados Unidos.
O Google promete uma performance até 22% melhor em comparação à última geração do Chromecast, além do dobro de RAM (4GB) e 32GB de espaço de armazenamento, o que com certeza deverá facilitar a vida de quem costuma baixar vários apps e/ou abusar de recursos de multitarefa.
Não só de melhorias externas vive o Google TV Streamer. Segundo a empresa, o sistema operacional do produto também tem um painel do Google Home que dá ao usuário a chance de controlar todos os seus dispositivos da casa inteligente diretamente da televisão. A própria set-top box, inclusive, suporta o protocolo Matter e pode ser usada como um roteador Thread de borda.
Como não poderia deixar de ser, o dispositivo também aterrissa no mercado cheio de recursos de inteligência artificial, os quais são empurrados, naturalmente, pelo Gemini. Além de fornecer sinopses de filmes e séries, a IA também pode ser utilizada para gerar planos de fundo para o sistema do dispositivo, tornando a experiência ainda mais personalizável.
Já disponível em pré-venda nos EUA, o Google TV Streamer sai por US$100 na loja oficial da empresa. O lançamento geral acontecerá no dia 24 de setembro próximo.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via The Verge
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.