Atualmente, usuários de Macs podem ignorar os avisos de proteção do Gatekeeper ao abrir um novo aplicativo baixado pela web apenas clicando nele enquanto a tecla ⌃ control está pressionada (ou com o botão direito do mouse) — mas esse atalho vai desaparecer no macOS Sequoia 15.
Conforme notado por alguns testadores e confirmado hoje pela companhia, essa possibilidade não funcionará com a próxima versão do sistema de Macs para abrir softwares que não estejam corretamente assinados ou autenticados.
Desse modo, para instalar aplicativos bloqueados pelo Gatekeeper, os usuários precisarão abrir os Ajustes do Sistema e, na seção Privacidade e Segurança, revisar as informações de segurança antes de executar o software.
Para evitar que um software caia na proteção do Gatekeeper, a Apple recomenda que os apps distribuídos fora da Mac App Store sejam enviados para autenticação (também conhecido como “notarização”), um processo que verifica se ele é assinado por um desenvolvedor registrado, além de conferir recursos de segurança.
Todos os aplicativos distribuídos pela Mac App Store possuem essa autenticação, portanto eles não acionam o Gatekeeper; por outro lado, nem todos os softwares baixados pela web são assinados, o que certamente dificultará a ação de alguns malwares.
Desenvolvedores interessados no processo de autenticação podem conferir mais informações nessa página.