Como acompanhamos no começo desta semana, o repórter Mark Gurman (da Bloomberg) disse que a Apple estaria planejando um banho de loja para pelo menos um modelo de Mac — e ele trouxe mais informações há pouco que refletem essa possibilidade.
Segundo Gurman, a Apple poderá lançar no fim deste ano uma nova versão do Mac mini que marcará uma grande mudança de design do modelo. Nesse sentido, ele será muito menor do que o modelo atual, aproximando-se do tamanho da Apple TV; segundo pessoas envolvidas nesse desenvolvimento, ele é essencialmente “um iPad Pro em uma caixa pequena”.
Apesar do design geral menor, o próximo Mac mini poderá ser mais alto do que a versão atual (a qual tem cerca de 3,58cm de altura). Quanto à construção, o novo modelo ainda deverá contar com uma estrutura de alumínio.
De acordo com a reportagem, a Apple está preparando duas versões do novo Mac mini, ambas com o codinome J773
. A primeira deverá usar a configuração básica do chip M4, semelhante ao componente dentro do iPad Pro; já a segunda poderá ser equipada com um chip “M4 Pro” com suporte para memória adicional e mais potência gráfica.
Ainda em termos de hardware, a Apple testou novos modelos com pelo menos três portas USB-C na parte traseira, além da entrada para conectar o cabo de alimentação e uma porta HDMI para conectar o dispositivo a aparelhos de TV, monitores e projetores.
Segundo Gurman, os fornecedores da Apple estão planejando começar a despachar unidades da versão de entrada (com chip M4) ainda este mês para um possível lançamento no final do ano. Já as unidades com o processador “M4 Pro” não estarão disponíveis até outubro deste ano.
O Mac mini, vale notar, foi atualizado pela última vez no início de 2023, com os chips M2 e M2 Pro.
Outros Macs
Gurman também apontou que o próximo Mac mini será um dos vários novos modelos de computadores que chegarão até o fim deste ano, uma vez que a Apple também está preparando versões atualizadas do iMac e dos MacBooks Pro (com chips da linha M4).
Há, ainda, MacBooks Air em desenvolvimento para o começo de 2025, além de novos Macs Pro e Studio planejados para até meados do ano que vem.
O jornalista ressaltou que a atualização em massa para o processador M4 marca a primeira vez que a empresa implementará a mesma geração de um chip em todos os seus Macs — isso porque o M4 tem como objetivo alimentar os recursos de inteligência artificial da Apple Intelligence que começarão a ser lançados este ano.
Preço parcelado: a partir de R$7.499,00 em até 12x
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos) ou M2 Pro (CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Ethernet: Gibabit Ethernet ou Gibabit Ethernet 10
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.