O YouTube está testando uma nova opção para permitir que os usuários adicionem um timer para suspender a reprodução de vídeos após um período estabelecido por eles — funcionalidade já presente em alguns players de mídia famosos, como o do Spotify.
Denominada “Timer de suspensão”, a nova funcionalidade já pode ser executada por usuários do YouTube Premium graças ao Labs, ferramenta que dá aos pagantes acesso antecipado a recursos ainda em desenvolvimento.
De acordo com o TechCrunch, as opções para o timer podem ser acessadas nas configurações da tela de reprodução do software, permitindo definir a suspensão para que ela ocorra após 10, 15, 20, 30, 45 ou 60 minutos.
Também é possível definir para que a pausa ocorra após o final do vídeo que estiver sendo reproduzido no momento. Na hora da suspensão, um popup questiona o usuário se ele deseja adicionar mais tempo de reprodução ou não.
De certa forma, a novidade parece ser uma grande evolução de um recurso bem embrionário já presente no app para TVs, o qual questiona se o usuário pretende continuar reproduzindo após certo tempo de inatividade.
Caso você seja um assinante Premium do YouTube e queira experimentar esse recurso, basta acessar a página Labs na web ou selecionar a opção “Testar novos recursos experimentais” nas configurações do app mobile.