A Apple finalmente aprovou o emulador iDOS 3 na App Store após modificar as suas diretrizes. O app foi rejeitado em junho passado por violar uma regra que permitia apenas emuladores de consoles retrô, excluindo os de PCs.
No início do mês, contudo, a Apple reviu sua postura e suas regras, passando a permiti-los na sua loja. Nessa ocasião, por exemplo, ela aprovou o UTM SE — outro aplicativo de emulação de PCs que também havia sido rejeitado sob a mesma diretriz.
Mesmo com essa “vitória”, o desenvolvedor do iDOS 3, Chaoji Li, expressou preocupação sobre o futuro do aplicativo na plataforma da Apple — mencionando nas entrelinhas o caso do iDOS 2, que foi removido da App Store em 2021.
Foi uma longa espera para que o bom senso prevalecesse na Apple. Por mais que eu queira comemorar, não posso deixar de ser um pouco cauteloso em relação ao futuro. Será que agora estamos seguros?
Além de (aparentemente) satisfeito com a aprovação, Li agradeceu aos fãs do emulador e disse que são eles “que mantêm o iDOS vivo”. Para quem quiser testá-lo, é possível comprar o iDOS 3 na App Store por R$5.
Neste mês, a Apple atualizou suas diretrizes de Autenticação para app de terceiros distribuídos fora da App Store na União Europeia. Para receber a Autenticação da Apple (processo também conhecido como Notarização), esses aplicativos precisam seguir novas regras: 4.7.2 e 4.7.3.
A primeira impede que os aplicativos utilizem APIs 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. nativas da plataforma sem a permissão da Apple, e a segunda exige o consentimento do usuário para compartilhar dados ou permissões de privacidade entre softwares dentro de um aplicativo.
via The Verge
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.