Criticado por alguns usuários por ser um tanto quanto limitado, o app Diário (Journal) da Apple poderá ganhar mais recursos futuramente, graças à inteligência artificial. É o que indica uma nova patente [PDF] para o app registrada pela Maçã no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (United States Patent and Trademark Office, ou USPTO).
Embora o app já use machine learning atualmente para sugerir anotações que possam ser relevantes para o diário dos usuários, a patente indica algo ainda mais inteligente nesse aspecto com uma integração à Apple Intelligence — conjunto de recursos de IA que a Maçã estreará neste ano em seus sistemas operacionais.
Uma das adições seria o envio de notificações para o usuário sugerindo a adição de certos eventos ou atividades com base em dados de apps. O Fotos (Photos), por exemplo, poderá reconhecer um número incomum de fotos em uma localização e sinalizar isso ao Diário (algo que aparentemente já acontece em certo nível).
Outra novidade seria a possibilidade de pedir à Apple Intelligence para fazer perguntas relacionadas a tais sugestões — o que pode ser útil caso você não saiba exatamente sobre o que escrever. A IA poderia sugerir prompts como “Como foi sua corrida?” ou “Como estava a comida naquele restaurante?”.
As imagens da patente também sugerem uma nova estrutura de entrada que se assemelha a uma linha do tempo, a qual possibilitaria intercalar campos de texto com outros tipos de mídia (como imagens). Atualmente, as mídias ficam unidas em um campo dedicado, assim como o texto que é adicionado a uma entrada.
Como observado pelo 9to5Mac, imagens da patente sugerem também uma integração do app aos apps Calendário e Lembretes. O The Mac Observer, por sua vez, destacou que algumas delas sugerem uma interface projetada para tablets — o que significa que uma versão do app para iPad pode estar finalmente a caminho.