A Apple lançou ontem a sexta versão beta do iOS 18 (bem como a segunda beta do iOS 18.1) para desenvolvedores e, com ela, vieram também alguns novos recursos no sistema. Como nós estamos a poucas semanas do lançamento, tratam-se de novidades sutis, mas importantes.
O Apple Music, por exemplo, renomeou a aba “Explorar” para “Novidades” (“New”, em inglês), tendo sua disposição reorganizada, também. Abaixo dos destaques, agora é possível ver algumas faixas que estão em alta no serviço.
Outra novidade diz respeito à adição de um controle dedicado para o Bluetooth na Central de Controle, permitindo que os usuários gerenciem as configurações do recurso de maneira mais eficiente, sem a necessidade dos outros botões adicionais.
A atualização também inclui diversas telas de introdução (splash screens) no iOS, no iPadOS e no macOS, apresentando aos usuários novos recursos em aplicativos como Fotos (Photos), Casa (Home), Apple TV, Traduzir (Translate) e outros.
De acordo com o MacRumors, essas adições sugerem que o iOS 18 estaria se aproximando de suas etapas finais de desenvolvimento — dado que seu lançamento oficial é esperado junto aos “iPhones 16”, entre setembro e outubro próximos.
Na segunda versão beta do iOS 18.1, a Apple começou a levar o suporte à Apple Intelligence para novos países. Ao que parece, a IA está sendo adaptada para diferentes variações do inglês falado em países como Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Índia e Singapura.
Isso significa que a Apple Intelligence poderá entender e responder melhor às nuances do inglês dessas regiões específicas. O suporte para outros idiomas, por outro lado, ainda está em desenvolvimento e deverá ser lançado posteriormente.
Houve novidades, também, no recurso de espelhamento do iPhone, presente no macOS Sequoia 15. Agora, a função permite que o usuário controle e reorganize a tela de Início do seu iPhone diretamente pelo Mac, usando o mouse ou o trackpad.
Esse recurso permite arrastar e soltar ícones e widgets na tela do iPhone usando o Mac. Ela, inclusive, conta com suporte ao “balanço” (“jiggle”) dos apps durante a edição e lembra como antigamente era possível organizar a tela do dispositivo pelo iTunes — antes de essa opção ser removida.
Atualmente, o espelhamento do iPhone no Mac permite apenas organizar a tela de Início, sem acesso às Centrais de Notificações ou de Controle, funcionalidades que poderão ser adicionadas em futuras atualizações.
A expectativa é que o iOS 18 seja lançado para todos em meados de setembro e o iOS 18.1, poucas semanas depois.