O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, voltou a corroborar os rumores de que a Apple estaria trabalhando em um dispositivo de casa inteligente parecido com o iPad, mas que ficaria preso a um braço robótico e seria projetado para ficar apoiado em cima de uma mesa ou algo do tipo.
De acordo com ele, a Maçã já teria alocado centenas de pessoas para trabalhar nesse dispositivo, o qual tem codinome J595
e deverá custar algo em torno de US$1.000. É esperado, ainda, que ele seja compatível com a Apple Intelligence e traga atuadores para inclinar a tela para cima/baixo e fazê-la girar 360º.
A ideia é que esse aparelho seja muito mais do que um simples dispositivo de casa conectada, como o Echo Show 10, da Amazon. Além de deixar o usuário controlar dispositivos inteligente espalhados pela sua residência, ele também serviria para entrar em videochamadas e como uma espécie de dispositivo de segurança domiciliar.
Depois de muito vai e vem sobre o futuro desse dispositivo nos últimos anos, a Apple teria tornado agora o seu desenvolvimento uma prioridade, com o objetivo de lançá-lo em algum momento entre 2026 e 2027. O projeto, vale notar, conta com a simpatia do CEO 1 Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa, Tim Cook, e do seu chefe de engenharia de hardware, John Ternus.
Herança do “Apple Car”
Para acelerar as coisas, a gigante de Cupertino também teria colocado Kevin Lynch, o seu atual vice-presidente de tecnologia — e, até pouco tempo atrás, chefe da divisão do Apple Watch — para cuidar do projeto. Veterano da Apple, o executivo também chegou a tocar o projeto do “Apple Car” por um tempo, o qual, como bem sabemos, acabou sendo cancelado.
Lynch já teria, inclusive, trazido vários nomes do time do Apple Watch para ajudar no desenvolvimento desse novo produto, bem como pesquisadores de robótica e engenheiros conhecidos. Segundo Gurman, o executivo responde a John Giannandrea, chefe de inteligência artificial da Apple.
Outros nomes envolvidos nesse projeto incluem Matt Costello, chefe de desenvolvimento do HomePod, e Hanns Wolfram Tappeiner, expert em robótica. Enquanto o primeiro estaria supervisionando o trabalho envolvendo o hardware do dispositivo, o segundo estaria comandando um time de mais de 100 ex-engenheiros do “Apple Car”, os quais também tiverem seus esforços redirecionados para esse novo produto.
Ainda segundo as informações, o dispositivo seria controlado através da Siri e pela própria Apple Intelligence. Seria possível, por exemplo, dizer “olhe para mim” em voz alta para fazer o dispositivo se voltar para o usuário. Ele também seria capaz de reconhecer a voz do usuário e, atualmente, estaria rodando uma versão modificada do iPadOS.
Mesmo assim, a Apple ainda estaria à procura de novos talentos para ajudar a trazer esse “iPad robô” à vida. No mês passado, a empresa chegou a abrir uma vaga de emprego a qual dizia que tinha um time “trabalhando para alavancar e desenvolver pesquisas inovadoras em robótica de aprendizado de máquina, permitindo assim o desenvolvimento de sistemas robóticos generalizáveis e confiáveis”. Interessados nessa vaga também tinham que ter experiência com “manipulação de robôs” e com a criação de modelos de IA para esse tipo de dispositivo.
Ainda uma incógnita
Desde a sua concepção, esse dispositivo nunca foi uma unanimidade dentro da Apple, chegando a receber certa resistência dos times de software e marketing da empresa. Hoje ele ainda sofre com alguma incerteza, principalmente envolvendo sua faixa de preço não muito convidativa.
Algumas pessoas dentro da gigante de Cupertino também questionam se a empresa realmente lançará um produto parecido com o iPad, levando em conta que o Vision Pro, de certa forma, emula várias das funcionalidades do tablet da Maçã. Mesmo assim, a empresa parece determinada em fazer vingar os seus investimentos no mundo dos produtos de casa conectada.
De acordo com pessoas envolvidas com o assunto, várias das ideias pensadas para esse aparelho tiveram seu escopo reduzido nos últimos tempos, o que teria ajudado a tornar o seu desenvolvimento uma verdadeira “montanha-russa”.
E aí, acham que esse “iPad robô” verá a luz do dia ou ele terá o mesmo destino que o “Apple Car”? Comentem! 😄
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.