O melhor pedaço da Maçã.

Usuários poderão gerar imagens no X com chegada do Grok-2 [mini], novos modelos de IA da xAI

GraphicsKS / Shutterstock.com
Mão segurando um iPhone com o logo do X

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, apresentou ontem dois novos modelos do chatbot Grok. Chamados de Grok-2 e Grok-2 mini, ambos se encontram atualmente em fase beta no X (ex-Twitter).

Publicidade

De acordo com a companhia, as novas versões trazem melhorias no chat, na criação de códigos e no raciocínio. Além disso, agora elas são capazes de gerar imagens usando um modelo de IA chamado Flux 1, desenvolvido pela Black Forest Labs.

Quando lançado, o recurso permitirá que os usuários criem e publiquem imagens diretamente no X — o que, com a ausência de controles mais rígidos, poderá contribuir para o uso inadequado da ferramenta.

O The Verge destacou o risco de disseminação de informações falsas com a proximidade das eleições nos Estados Unidos, apontando que imagens controversas de figuras políticas, como Donald Trump e Barack Obama, aumentam esse perigo, especialmente devido à falta de identificação das imagens como criadas por IA.

O Grok-2 e o Grok-2 mini estão disponíveis apenas para assinantes Premium e Premium+, mas a xAI disse que planeja disponibilizar os modelos para desenvolvedores, por meio de uma API empresarial, ainda este mês.

Publicidade

Ainda segundo a empresa, o Grok-2 é uma grande evolução em relação ao Grok-1.5, trazendo interações mais intuitivas e versáteis. Já o Grok-2 mini é uma versão mais compacta, que equilibra velocidade e qualidade nas respostas.

Além da geração de imagens, a xAI planeja integrar o Grok-2 em vários recursos baseados em IA no X, como funções de busca aprimoradas, análise de postagens e, possivelmente, respostas automáticas. 

Apesar das melhorias, a companhia não explicou como vai lidar com os riscos dessas novas capacidades. Desde que Musk comprou o X em 2022, a plataforma tem evitado responder à imprensa, deixando questões sobre o futuro do Grok totalmente sem resposta.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Proton VPN libera gratuitamente sua extensão para navegadores

Próx. Post

App Halide ganha modo fotográfico com zero processamento computacional [atualizado]

Posts relacionados