A princípio, parece se tratar de mais um app de calculadora entre os tantos disponíveis na App Store, mas basta uma digitação simples na barra de busca para que ele se torne uma fonte quase infinita de filmes e séries piratas.
Estou falando do Appliances: Maths ToolKit, o mais novo app que se disfarça de uma ferramenta útil para oferecer aos usuários um tipo de conteúdo que vai de encontro às diretrizes da Apple para a sua loja de apps.
Disponível na App Store há pelo menos uma semana e atualmente o terceiro app mais popular em “Produtividade” no Brasil, o software é repleto de propagandas e oferece até mesmo um plano VIP — tanto para removê-las quanto para fornecer transmissões em melhor qualidade.
Há até mesmo a opção de fazer download dos títulos disponíveis na plataforma — não antes, é claro, de assistir a pelo menos duas propagandas para liberar o arquivo, o qual fica salvo em uma seção dedicada aos download no app.
Embora provavelmente a Apple vá remover o software da loja futuramente, é curioso que a equipe da App Store continue deixando passar esse tipo de tática em seu rigoroso processo de revisão, como sempre comentamos.
Afinal, não faz nem um mês desde que a Maçã removeu uma série de softwares que se utilizavam de uma estratégia bastante parecida para enganar os revisores e fornecer conteúdos protegidos por direitos autorais “de graça”.