O melhor pedaço da Maçã.

Epic Games Store é lançada na UE e traz Fortnite de volta ao iPhone

Epic Games Store no iOS

Foi lançada hoje para iOS a versão móvel da Epic Games Store na União Europeia. Fruto da extensa briga da desenvolvedora americana com a Apple, essa nova plataforma tira proveito das regras introduzidas pela Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) e traz o principal game de battle royale da atualidade, Fortnite, de volta ao iPhone depois de longos quatro anos.

Publicidade

Gratuita para baixar, a loja atualmente conta com apenas três jogos, os quais são desenvolvidos e distribuídos pela própria Epic: Fortnite, Rocket League Sideswipe e Fall Guys. Entretanto, a empresa já confirmou que pretende aceitar jogos de terceiros em meados de dezembro — e com direito a uma curadoria feita pela própria loja.

E não para por aí: a partir do ano que vem, desenvolvedores também poderão publicar os seus próprios jogos na versão móvel da Epic Games Store, assim como já é possível fazer no PC e no Mac. A taxa cobrada pela empresa por compras dentro da sua plataforma também será a mesma: 12% — valor bem menor do que o cobrado pela App Store, cuja taxa pode chegar a até 30%, diga-se.

Desenvolvedores que desejarem publicar suas criações na plataforma, entretanto, terão que aceitar as regras da Apple para a distribuição de apps fora da App Store e pagar a polêmica Core Technology Fee (CTF), que prevê uma cobrança de 0,50€ por ano para cada instalação após o primeiro milhão de downloads. O mesmo vale para outras lojas alternativas, como a AltStore PAL — a primeira do tipo a ser lançada na UE e que também recebeu o jogo Fortnite hoje, assim como acontecerá em breve também com outras plataformas.

Publicidade

Embora a loja seja exclusiva da UE por enquanto, a Epic confirmou na sua página de lançamento que pretende levá-la para mais regiões assim que possível. Entre os países fora da Europa que deverão ser contemplados primeiro com a novidade, temos o Reino Unido e o Japão, que estão em negociações avançadas para implementar leis parecidas com a DMA em seus territórios.

Quem instalar a loja em seu iPhone e baixar um dos jogos supracitados poderá completar uma série de missões especiais que desbloquearão itens cosméticos exclusivos dentro desses títulos. Quem comprar jogos, itens e moedas virtuais na loja também poderá aproveitar uma espécie de cashback de 5%, o que com certeza é outro bom incentivo para baixar a Epic Games Store no iPhone.

Disponível também para Android, a versão móvel Epic Games Store pode ser baixada por essa página. Oficialmente, ela é compatível com iPhones que estejam rodando o iOS 17.4 ou mais recente, embora algumas pessoas tenham relatado que ela exigiu pelo menos o iOS 17.6 na hora do download.

Publicidade

Nós, vale lembrar, explicamos como funciona para instalar lojas de apps alternativas na UE nesse nosso vídeo.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

E se a bateria de um dos lados dos AirPods estiver acabando mais rápido que a do outro?

Próx. Post

Usuários gastaram US$2,1 bi em streamings de vídeo no 1º trimestre de 2024

Posts Relacionados