Pegando a contramão de grandes softwares/serviços, o CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Procreate, desenvolvedora do popular aplicativo de design para iPad, se posicionou contra os recursos de inteligência artificial generativa e prometeu nunca lançar funções do tipo em seus produtos.
A declaração do executivo foi divulgada em um vídeo postado no X (ex-Twitter) ontem à noite.
A empresa também destacou em uma página no seu site que, embora o aprendizado de máquina (machine learning, ou ML) seja uma “tecnologia atraente com muito mérito”, o caminho atual que a IA generativa está seguindo é “errado” para sua plataforma.
A Procreate disse, ainda, que não vai implementar uma tecnologia que seja uma “ameaça à criatividade humana”, embora isso possa fazer a empresa “ficar para trás”.
A postura da empresa atraiu elogios de artistas digitais, muitos dos quais estão descontentes com a forma como outros aplicativos de arte e ilustração adotaram a tecnologia.
I absolutely love this statement. This sums up everything wrong with today’s industry.
— Michał Hodur (@michal__dev) August 19, 2024
I couldn't agree with you more. Human creativity is used for generative purposes. Human creativity is therefore the best thing that can be.
— David (@dmassiani) August 19, 2024
Quem também comentou a declaração foi o YouTuber Marques “MKBHD” Brownlee, que descreveu o anúncio como “fascinante”, mas se atentou ao fato de que a empresa se comprometeu a nunca oferecer nenhum recurso de IA generativa em seus produtos, não importa o quão bons/úteis eles possam se tornar no futuro, questionando se eles algum dia quebrarão essa “promessa”.
Fato é que, num momento em que as plataformas digitais estão adotando IA a torto e a direito, é interessante ver um aplicativo popular ir contra a maré. Concordam? 🤔
via The Verge
Notas de rodapé
- 1Chief executive officer, ou diretor executivo.