O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativo de denúncias Pardal é atualizado para as eleições de 2024

Joédson Alves/Agência Brasil
Pardal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o aplicativo Pardal — software dedicado a receber denúncias sobre propagandas eleitorais irregulares — especialmente para as eleições municipais deste ano, cujo primeiro turno está marcado para ocorrer no dia 6 de outubro.

Publicidade

Desta vez, o app conta com algumas novidades para tornar as denúncias ainda mais práticas e confiáveis. A principal delas é a possibilidade de denunciar infrações cometidas em propagandas na rua (em meios físicos) ou na internet por meio de formulários específicos.

O app também fornece agora informações sobre os tipos de denúncias que podem ou não ser registradas no aplicativo, visando diminuir o número de acusações incorretas ou infundadas. Os usuários podem anexar arquivos como fotos, áudios e vídeos para comprovar a denúncia.

Caso a denúncia em questão não se enquadre no objetivo do Pardal, o app fornecerá links para o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) e para as páginas do Ministério Público Eleitoral (MPE) de cada estado, responsáveis por denúncias de crimes eleitorais.

Publicidade

De acordo com a Agência Brasil, as denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa — tanto com identificação do denunciante quanto de forma anônima. Todas as demandas são tratadas de forma sigilosa pelo sistema — o que assegura a confidencialidade do cidadão.

O Pardal pode ser baixado gratuitamente na App Store para iOS e iPadOS, bem como na Mac App Store em sua versão para os tablets da Maçã.

via Mobile Time

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como receber lembretes para escrever no app Diário [iPhone]

Próx. Post

★ ClearVPN agora é compatível com o iPadOS e ganha suporte ao português

Posts Relacionados