Não é porque o lançamento da linha “iPhone 16” já está dando as caras no horizonte que os rumores pararam de aparecer — muito pelo contrário.
Hoje, por exemplo, o AppleInsider compartilhou algumas informações exclusivas sobre os novos aparelhos, as quais ao mesmo tempo corroboram ou complementam especulações anteriores. Vamos dar uma olhada em tudo?
Câmeras
A primeira delas diz respeito às câmeras dos novos modelos. No caso dos iPhones de entrada, deveremos continuar com o conjunto duplo de sensores — desta vez na vertical, é claro —, composto por uma lente grande-angular (principal, capaz de alcançar um zoom de até 2x) e outra ultra-angular (responsável pelo modo de zoom de 0,5x).
A lente grande-angular terá, mais uma vez, uma resolução de 48 megapixels — característica que deverá manter-se inalterada até 2026, inclusive. A câmera ultra-angular, por outro lado, passará a contar com uma abertura maior (ƒ/2.2, em vez dos atuais ƒ/2.4).
Também é esperado que esses modelos sejam, pela primeira vez, capazes de capturar imagens no modo macro, além de serem compatíveis com imagens no formato JPEG XL.
O roteiro não é muito diferente para os “iPhones 16 Pro/16 Pro Max” que, embora tragam novidades mais animadoras, também deverão manter mais ou menos a mesma base dos seus antecessores. A lente grande-angular, por exemplo, também seguirá com uma resolução de 48MP e terá uma abertura ƒ/1.78, sendo capaz de capturar imagens com um zoom óptico de até 2x — neste caso, a resolução cai para 12MP. Ela também terá pixels de 1,2 micrômetro.
Nos modelos lançados no ano passado (linha 15), apenas a lente telefoto do modelo Pro Max é capaz de capturar imagens com um zoom óptico de 5x. Isso poderá acabar este ano, uma vez que o “iPhone 16 Pro” também deverá ostentará tal capacidade, embora os números dessa lente deverão continuar os mesmos (12MP e ƒ/2.8).
Os upgrades mais substanciais deverão ficar reservados à lente ultra-angular, a qual finalmente poderá ter 48MP de resolução e o mesmo recurso de pixel-binning da lente principal (pixels de 0,7 micrômetro em fotos com resolução completa ou 1,4 micrômetro no caso de imagens capturadas com os chamados quad pixels).
Videomakers também podem esperar novidades interessantes, já que os modelos Pro deverão permitir a gravação de vídeos em 3K a uma taxa de 120 quadros por segundo, com Dolby Vision.
Botão de captura
Esperado para todos os modelos da linha “iPhone 16”, o famigerado botão de captura deverá mesmo ser capacitivo, o que ajudará a evitar cliques acidentais. Ele deverá ficar posicionado no canto inferior direito do aparelho, de modo que possa servir como um botão do obturador quando o usuário for tirar uma foto com o iPhone na horizontal.
Ao contrário do botão de Ação, o de captura servirá apenas para realizar ações em apps de câmera, sejam eles da própria Apple ou de terceiros. Desenvolvedores, inclusive, terão acesso a uma API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para decidir o que ele fará em seus softwares, o que permitirá uma abordagem única para cada solução. É esperado que ele também sirva como uma atalho para o app Câmera.
E aí, para qual dessas novidades você está mais ansioso(a)? 📱📸
Preço parcelado: a partir de R$6.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, amarelo, verde ou preto
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.