O melhor pedaço da Maçã.

iOS 18.1: 3ª beta chega com recurso que remove elementos em fotos; resumo de notificações com a Apple Intelligence é expandido

As terceiras betas do iOS/iPadOS 18.1 e do macOS Sequoia 15.1, liberadas hoje para desenvolvedores, incluíram mais algumas novidades para os futuros sistemas — os quais introduzirão os primeiros recursos da Apple Intelligence, como já comentamos.

Publicidade

O primeiro desses recursos é o chamado Limpeza (Clean Up) — o qual, conforme revelado na apresentação da Apple Intelligence, poderá identificar e remover pessoas/objetos de uma foto.

A função poderá ser acessada na tela de edição do aplicativo Fotos (Photos) e é indicada por um ícone de borracha. Graças ao aprendizado de máquina, o recurso sabe onde as pessoas estão na foto, para evitar remover ou substituir acidentalmente parte de uma pessoa, como demonstrado pelo usuário Aaron em uma publicação (abaixo).

A ferramenta “Clean Up” da Apple em ação no iOS 18.1 beta 3 usando a Apple Intelligence.

Ele também permite censurar partes de uma imagem (como rostos) sem necessariamente remover o elemento completo. Por fim, o recurso funciona para qualquer imagem na sua biblioteca, não apenas naquelas tiradas pelo iPhone/iPad.

Você pode até censurar o rosto de alguém desenhando um círculo sobre ele no Clean Up (iOS 18.1 beta 3). 😲

Resumos de notificação

Além da ferramenta supracitada, as betas mais recentes também expandem os resumos de notificação, alimentados pela Apple Intelligence, para além dos apps Mensagens (Messages) e Mail. Com isso, essas notificações resumidas poderão ser usadas ​​para qualquer aplicativo, seja ele nativo ou de terceiros.

Publicidade

Além disso, após instalar a terceira beta, seu dispositivo fornecerá um passo a passo de configuração que pergunta se você deseja habilitar o recurso para todos os seus aplicativos ou não — de modo que você pode desativá-lo para apps específicos.

O iOS 18.1 beta 3 adiciona os Resumos de Notificação.

Uma curiosidade, também notada pelo usuário Aaron, é que a tela de apresentação do recurso tem um detalhe surpresa: ela resume o poema “Here’s to the Crazy Ones” (“Essa vai para os loucos”), de Steve Jobs, para “Um poema que celebra pessoas as quais pensam diferente”.


O iOS 18.1 (bem como o iPadOS 18.1 e o macOS 15.1) serão disponibilizados em algum momento após a liberação das versões anteriores (iOS 18 e cia); presumivelmente poucas semanas depois, já que os recursos da Apple Intelligence são alguns dos pontos mais fortes dos próximos sistemas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Os riscos ocultos dos aplicativos de namoro e como se manter seguro

Próx. Post

Threads amplia suporte ao fediverso com interações compartilhadas

Posts relacionados