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NYTimes, Instagram e outros bloqueiam robô da Apple para treinamento de IA

Mojahid Mottakin / Shutterstock.com
Apple Intelligence exibido em iPhone sobre logo da Apple

Uma vez que a inteligência artificial vem modificando em cheio a dinâmica da internet, grandes players estão revendo ou atualizando a forma como lidam com informações — principalmente em meio a discussões envolvendo propriedade intelectual desencadeadas pelo uso de dados em larga escala para treinar modelos de IA.

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A Apple, por exemplo, passou a usar seu Applebot — lançado em 2015 para melhorar as sugestões da Siri e do Spotlight — para vasculhar a web em busca de conteúdos que possam ser usados para o treinamento de IA. Ao contrário da primeira versão (ainda em funcionamento), no entanto, a mais atual se tornou opcional recentemente.

A opcionalidade se dá graças à ferramenta denominada Applebot-Extended, que é uma extensão do Applebot a qual permite a sites e plataformas online informar à Apple que não desejam ter seus dados usados para treinamento de IA — algo que a Maçã vem chamando de “controle no uso de dados”.

Embora não impeça que o Applebot rastreie o site — isso ainda é necessário para indexá-lo aos resultados de pesquisa nas plataformas da Maçã —, o Applebot-Extended é visto na gigante de Cupertino como uma maneira de “respeitar os direitos dos editores”, afirmou uma assessora da empresa ao site WIRED.

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Dois levantamentos compilados pelo veículo indicam que apenas cerca de 6% a 7% dos sites de alto tráfego ativaram o bloqueio — a maioria deles, sites de notícias e comunicação. Mesmo assim, apenas cerca de ¼ dos sites de notícias ativaram o Applebot-Extended, segundo levantamento do jornalista Ben Welsh.

Tais sites frequentemente levantam uma maior preocupação envolvendo direitos autorais sobre o conteúdo que publicam e tendem a liberar seus dados para IA apenas por meio de acordos financeiros tradicionais. Apenas a título de comparação, 53% desses sites bloquearam o bot da OpenAI e 43% o do Google, por exemplo.

Entre os sites que já optaram por bloquear o bot da Apple, estão veículos de notícias como o The New York Times, bem como redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Tumblr — o que indica uma necessidade cada vez maior das empresas de IA de pagar por conteúdo factual de qualidade para alimentar seus modelos.

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Já é possível usar a Apple Intelligence sem alterar a região do dispositivo

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