O melhor pedaço da Maçã.

Apple encerra conta de desenvolvedores premiados no Swift Student Challenge da WWDC21

Divulgação/Apple

Nessa última semana, a Apple se envolveu em uma polêmica com a Appstun, empresa fundada por um dos vencedores do Swift Student Challenge da WWDC21 e que teve sua conta de desenvolvedora encerrada pela Maçã recentemente.

Publicidade

A Apple alega que a Appstun infringiu as diretrizes da App Store ao oferecer um aplicativo capaz de “emular” mostradores personalizados para o Apple Watch por cima dos mostradores do próprio watchOS. De acordo com a gigante de Cupertino, isso poderia confundir e enganar os usuários.

Porém, mesmo após os dois criadores do aplicativo terem corrido para ajustar o app de modo a atender às mudanças solicitadas pela Apple, a empresa decidiu encerrar a conta de desenvolvedora da Appstun levando em consideração as rejeições reincidentes.

Batuhan Karababa — um dos cofundadores do Appstun — disse que a sua empresa seguiu exatamente o que foi solicitado pela Apple, mas nas palavras dele, “a Apple não achou nossa solução boa o suficiente”:

“Respondemos de forma transparente e colaboramos com a Apple para garantir que nosso aplicativo não viole nenhuma diretriz. No entanto, conforme o processo continuou, começamos a enfrentar a rejeição pelo problema que pensávamos já ter resolvido em envios anteriores. A Apple não achou nossa solução boa o suficiente”, disse a empresa em um comunicado no seu site oficial.

Publicidade

O relato trazido por Karababa através do X (ex-Twitter) já conta com mais de 1.000 curtidas e gerou bastante apoio popular para que a Apple recue com essa decisão. A Appstun, segundo os desenvolvedores, virou o foco de suas vidas ainda em 2021, quando foram vencedores do concurso na WWDC.

A Apple, por sua vez, argumentou que a Appstun tentou repetidas vezes enganar os usuários com promessas de recursos falsos, além de ter veiculado anúncios enganosos que, segundo ela, resultaram em avaliações negativas na App Store. Alguns usuários, como destacado pelo TechCrunch, reclamaram que as animações do app (as quais era sobrepostas aos mostradores do watchOS) não funcionavam exatamente como watchfaces:

Comprei isso [o app] para ter o que parece ser um mostrador de relógio da Rolex… não é um mostrador, é só uma imagem… os ponteiros nem se movem. Essa empresa tem permissão da Rolex para fazer isso? Eu assumi que eles tinham, mas duvido. Pura fraude para tirar dinheiro das pessoas. Quero um reembolso, isso não é aceitável. Também vou denunciar à Rolex e ver se eles fazem alguma coisa.

Apesar dessas reclamações, o app ainda ostentava uma avaliação de 4,4 estrelas na App Store. Para reforçar a sua decisão, a Apple citou a diretriz 5.6 da sua loja, a qual diz que qualquer “comportamento manipulador ou enganoso repetido ou outra conduta fraudulenta levará à sua remoção do Apple Developer Program”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp trabalha em código PIN para futuro sistema de nomes de usuários

Próx. Post

STF ordena bloqueio do X (ex-Twitter) no Brasil [atualizado 2x]

Posts relacionados