Com o evento de lançamento dos futuros iPhones e Apple Watches batendo à porta, crescem também as expectativas para aquela que deverá ser a última keynote da Apple no ano. Se mantiver a tradição, a empresa deverá realizá-la em outubro ou novembro, quando deverão ser apresentados os primeiros Macs com o chip M4.
Até agora, tudo indica que a maioria dos modelos que serão lançados com o novo processador neste ano seguirão uma linha semelhante às suas versões anteriores — com exceção do novo Mac mini, o qual deverá contar com um design atualizado (o atual foi lançado pela Apple em 2010) e deverá ficar ainda mais mini.
Essa possível alteração foi relatada há algumas semanas pelo jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), o qual disse agora — na mais recente edição de sua newsletter “Power On” — ter mais detalhes sobre a máquina, que é bastante popular entre usuários da Apple por manter certa portabilidade, mesmo em se tratando de um desktop.
O computador deverá continuar com duas versões: uma com o chip M4 de entrada e outra com o “M4 Pro”. O modelo mais avançado, no entanto, deverá contar com cinco portas USB-C (três na parte traseira e duas na frontal), enquanto ambos deverão permanecer com a porta Ethernet, o conector HDMI e a saída de 3,5mm para fones de ouvido.
Contando com uma fonte de alimentação interna, os novos Macs mini deverão dar adeus às portas USB-A tradicionais. Elas deverão sumir não somente do modelo menor entre os computadores de mesa da Maçã, mas também das futuras atualizações do Mac Pro e do Mac Studio, previstas para serem lançadas no ano que vem.
Gurman ainda afirma que a versão mais básica do computador começará a ser enviada da China para armazéns globais no início de setembro, enquanto a mais avançada não deverá ter tal processo iniciado até outubro — o que indica que eles não deverão ser anunciados menos de um mês após o lançamento dos novos iPhones.
Esse cronograma bate com uma nova reportagem do MacRumors, a qual afirma que os novos Macs deverão ser lançados pela Apple em novembro. Isso, no entanto, não eliminaria a possibilidade de a empresa realizar o evento em outubro, visto que há sempre um intervalo entre o anúncio dos produtos e a chegada deles às lojas.
Assim como o Mac mini, vale recordar, todos os Macs que a Apple deverá lançar neste ano poderão contar com pelo menos 16GB de memória unificada — deixando no passado os tão criticados 8GB ainda presentes em modelos de entrada dos computadores da Maçã na linha mais atual.
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 16/09/2024 às 17:30
De acordo com uma alteração de código descoberta hoje pelo desenvolvedor Aaron Perris [@aaronp613], há uma nova referência a um modelo — ainda não lançado — do Mac mini (com Apple Silicon, é claro) e cinco portas USB-C.
A informação, naturalmente, corrobora o que Gurman disse sobre esse possível novo modelo — mas não inclui outras informações sobre ele. Continuemos acompanhando, portanto.
Preço parcelado: a partir de R$7.499,00 em até 12x
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos) ou M2 Pro (CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Ethernet: Gibabit Ethernet ou Gibabit Ethernet 10
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.