O melhor pedaço da Maçã.

Novo Mac mini poderá ter até 5 portas USB-C, nenhuma USB-A e chegar em novembro [atualizado]

Amir Elsayed / Shutterstock.com
Mac mini da Apple

Com o evento de lançamento dos futuros iPhones e Apple Watches batendo à porta, crescem também as expectativas para aquela que deverá ser a última keynote da Apple no ano. Se mantiver a tradição, a empresa deverá realizá-la em outubro ou novembro, quando deverão ser apresentados os primeiros Macs com o chip M4.

Publicidade

Até agora, tudo indica que a maioria dos modelos que serão lançados com o novo processador neste ano seguirão uma linha semelhante às suas versões anteriores — com exceção do novo Mac mini, o qual deverá contar com um design atualizado (o atual foi lançado pela Apple em 2010) e deverá ficar ainda mais mini.

Essa possível alteração foi relatada há algumas semanas pelo jornalista Mark Gurman (da Bloomberg), o qual disse agora — na mais recente edição de sua newsletter “Power On” — ter mais detalhes sobre a máquina, que é bastante popular entre usuários da Apple por manter certa portabilidade, mesmo em se tratando de um desktop.

O computador deverá continuar com duas versões: uma com o chip M4 de entrada e outra com o “M4 Pro”. O modelo mais avançado, no entanto, deverá contar com cinco portas USB-C (três na parte traseira e duas na frontal), enquanto ambos deverão permanecer com a porta Ethernet, o conector HDMI e a saída de 3,5mm para fones de ouvido.

Publicidade

Contando com uma fonte de alimentação interna, os novos Macs mini deverão dar adeus às portas USB-A tradicionais. Elas deverão sumir não somente do modelo menor entre os computadores de mesa da Maçã, mas também das futuras atualizações do Mac Pro e do Mac Studio, previstas para serem lançadas no ano que vem.

Gurman ainda afirma que a versão mais básica do computador começará a ser enviada da China para armazéns globais no início de setembro, enquanto a mais avançada não deverá ter tal processo iniciado até outubro — o que indica que eles não deverão ser anunciados menos de um mês após o lançamento dos novos iPhones.

Esse cronograma bate com uma nova reportagem do MacRumors, a qual afirma que os novos Macs deverão ser lançados pela Apple em novembro. Isso, no entanto, não eliminaria a possibilidade de a empresa realizar o evento em outubro, visto que há sempre um intervalo entre o anúncio dos produtos e a chegada deles às lojas.

Publicidade

Assim como o Mac mini, vale recordar, todos os Macs que a Apple deverá lançar neste ano poderão contar com pelo menos 16GB de memória unificada — deixando no passado os tão criticados 8GB ainda presentes em modelos de entrada dos computadores da Maçã na linha mais atual.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 16/09/2024 às 17:30

De acordo com uma alteração de código descoberta hoje pelo desenvolvedor Aaron Perris [@aaronp613], há uma nova referência a um modelo — ainda não lançado — do Mac mini (com Apple Silicon, é claro) e cinco portas USB-C.

A Apple confirmou que um novo Mac mini está chegando e virá com 5 portas USB-C, conforme relatado por @markgurman

A informação, naturalmente, corrobora o que Gurman disse sobre esse possível novo modelo — mas não inclui outras informações sobre ele. Continuemos acompanhando, portanto.


Comprar Mac mini de Apple Preço à vista: a partir de R$6.749,10
Preço parcelado: a partir de R$7.499,00 em até 12x
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos) ou M2 Pro (CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Ethernet: Gibabit Ethernet ou Gibabit Ethernet 10

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que fazer se o conteúdo do AirPlay estiver somente com áudio

Próx. Post

Rumor: Apple trabalha em versão mais barata do Magic Keyboard para iPad

Posts Relacionados