Como sabemos, o iOS 18.1 já está em fase beta, porém não há ainda nele nem sinal de testes dos recursos de geração de imagens anunciados para a Apple Intelligence na WWDC24.
São eles o Image Playground e o Genmoji, agora previstos para aterrissarem somente com o iOS 18.2 (além do iPadOS 18.2 e do macOS Sequoia 15.2) — segundo Mark Gurman (da Bloomberg), ainda até o final deste ano.
O Image Playground será uma ferramenta para criar imagens originais a partir de descrições simples, oferecendo três estilos: animação, ilustração e esboço. Ao contrário de outras ferramentas de geração de imagens, o Image Playground não suportará a criação de imagens fotorrealistas — uma escolha consciente da Apple, que visa focar na criatividade sem reproduzir fielmente a realidade.
Já o Genmoji possibilitará a criação de emojis personalizados a partir de descrições ou até de fotos. Essa ferramenta vai além do padrão Unicode, permitindo aos usuários expressarem sentimentos e ideias de maneira única. Com a ajuda de um prompt, o Genmoji permitirá gerar emojis que podem ser usados em mensagens, como stickers ou até reações.
A integração da Apple Intelligence com o ChatGPT na Siri, um dos recursos mais esperados, também é aguardada para o fim do ano — possivelmente nesses mesmos updates.
Uma expansão internacional da AI, porém, não deverá chegar antes de 2025.
Expectativas para a linha “iPhone 16”
Na mesma newsletter “Power On” em que falou sobre a Apple Intelligence, Gurman também disse não ter grandes expectativas de vendas fortíssimas para a linha “iPhone 16” — que será apresentada no evento especial de amanhã (9/9).
Para ele, um “superciclo” de vendas de iPhones deverá ocorrer somente no ano que vem, com a linha 17.