A Apple revelou que a construção interna dos iPhones 16/16 Plus foi completamente “reprojetada” visando um alto nível de reparabilidade, em especial na troca de bateria, que pode estender a vida útil e o desempenho do aparelho.
Conforme divulgado há alguns meses, especulava-se que o iPhone 16 teria a sua parte interna reformulada para facilitar a troca da bateria. Isso foi confirmado pela empresa com o lançamento dos novos modelos:
O design interno do iPhone 16 e do iPhone 16 Plus também foi reprojetado para acomodar uma bateria maior e dissipar melhor o calor, além de facilitar reparos na bateria.
Como deu para notar, isso refere-se somente aos modelos de entrada/intermediário, e não aos modelos topos-de-linha — então não está claro se todos têm as mesmas mudanças relacionadas à bateria, de modo que teremos que aguardar pelos primeiros desmontes desses modelos para confirmar (ou não) isso.
Essas reformulações internas certamente contribuem para a adequação da Apple a uma lei europeia que entrará vigor a partir de 2025. A legislação prevê uma série de requisitos na questão das baterias em geral:
- Os fixadores devem ser fornecidos ou reutilizáveis.
- O processo de substituição deve ser viável sem ferramentas, ou com um conjunto de ferramentas fornecido com o produto ou a peça de reposição, ou ferramentas básicas.
- O processo de substituição deverá poder ser realizado em ambiente de uso.
- O processo de substituição deverá poder ser realizado por um leigo.
Como informamos, a pré-venda dos iPhones 16 começará na próxima sexta-feira (13/9) em alguns países; no Brasil, ela está marcada para 24 de setembro.
via MacRumors