O melhor pedaço da Maçã.

UE especificará como a Apple deverá tornar o iOS/iPadOS interoperável

Shuterstock.com
Bandeira da União Europeia

A Comissão Europeia anunciou hoje que iniciou dois processos visando especificar como a Apple deverá cumprir as determinações de interoperabilidade com terceiros para os sistemas operacionais iOS e iPadOS, com base na Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), na União Europeia.

Publicidade

O primeiro processo de especificação, segundo a Comissão, se concentra em recursos e funcionalidades de conectividade dos dois sistemas usados por dispositivos que podem ser conectados aos iPhones e iPads — como smartwatches, fones de ouvido ou headsets de realidade virtual.

Segundo a DMA, as empresas devem possibilitar a interoperabilidade para permitir a desenvolvedores de produtos de terceiros utilizar recursos dos sistemas operacionais geralmente adotados pelas empresas gatekeepers em seus próprios produtos (como os comandos de voz da Siri).

A Comissão Europeia, portanto, pretende especificar como a Apple deverá fornecer essa interoperabilidade efetiva para desenvolvedores nos dois sistemas, versando sobre funcionalidades como notificações, emparelhamento de dispositivos terceiros e conectividade com os SOs.

Publicidade

O segundo processo, por sua vez, visa especificamente os procedimentos já adotados pela Apple “para atender às solicitações de interoperabilidade de desenvolvedores terceiros” — os quais, segundo a Comissão, devem ser transparentes e justos para todos os desenvolvedores.

É a primeira vez que usamos processos de especificação sob a DMA para orientar a Apple sobre o cumprimento efetivo de suas obrigações de interoperabilidade por meio de um diálogo construtivo. Estamos focados em garantir mercados digitais justos e abertos. A interoperabilidade efetiva, por exemplo, com smartphones e seus sistemas operacionais, desempenha um papel importante nisso.

Margrethe Vestager, Comissária da União Europeia para a Concorrência.

De acordo com a Comissão, os processos serão concluídos em até seis meses após a abertura. Dentro desse período, terceiros darão seus feedbacks e a Apple será informada sobre as medidas que deverá adotar para cumprir as determinações de interoperabilidade da DMA.

O órgão ainda deixa claro que a abertura dos processos não impossibilita o estabelecimento de multas à Apple por eventuais descumprimentos das determinações. A empresa, vale recordar, pode ser multada em até 10% da sua receita anual global com base nas regras da nova lei.

via Bloomberg

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 16 já está sendo fabricado também no Brasil! [atualizado]

Próx. Post

Kuo corrobora rumores de iPhones com chips de 2nm em 2026, mas só em alguns modelos

Posts relacionados