Já é praticamente um consenso entre leakers (e até pelo cronograma normal da Apple) que ainda veremos, neste ano, alguns lançamentos importantes de produtos após o último evento especial da empresa, ocorrido no mês passado — quando ela lançou novos iPhones, Apple Watches e AirPods.
A expectativa é de mais um evento especial, quem sabe até o final de outubro. Mas hoje, em sua newsletter “Power On” Mark Gurman (da Bloomberg) disse que essas novidades chegarão ao mercado internacional no dia 1º de novembro, uma sexta-feira.
Se a data estiver certa, ou a Apple realizará um evento especial alguns dias antes, ou anunciará tudo mesmo por meio de comunicados para a imprensa. Mas a semana em questão tende a ser bem movimentada, visto que o próprio Gurman aposta na liberação dos updates de sistemas para o dia 28/10; além disso, em 31/10, a Apple fará a sua conferência financeira de final de trimestre/ano fiscal.
O que será lançado?
A leva de novidades da vez será composta por alguns Macs e ao menos um iPad, segundo as expectativas.
Começando pelos Macs, deveremos ter um MacBook Pro de 14 polegadas de entrada, com chip M4 (codinome J604
); novos MacBooks Pro de 14″ e 16″ com chips “M4 Pro” e “M4 Max” (J614
e J616
); novos Macs mini com chips M4 e “M4 Pro” (J773
); e um novo iMac com o chip M4 (J623
).
De todos esses, a linha mais relevante provavelmente será a do Mac mini — que não só deverá ser equipada com os chips de última geração, mas tudo indica que ganhará o seu primeiro grande redesign em muitos anos.
Gurman inclusive notou ontem, no X (ex-Twitter), que configurações personalizadas de todos esses Macs já estão com prazos de entrega na Apple Store Online para o finalzinho de outubro — o que certamente ajuda a corroborar as expectativas de upgrades.
Já em termos de iPads, curiosamente Gurman citou apenas um novo iPad mini (J410
) — mas eu não me surpreenderia se a Apple também lançasse com ele a 11ª geração do seu iPad de entrada.
Em 2024, vale lembrar, tivemos atualizações nas linhas de iPads Air e Pro, em maio. Os primeiros ganharam o chip M2, enquanto os modelos profissionais pularam para o M4.
Primeiro semestre de 2025
Para além dessas novidades aguardadas para as próximas semanas, Gurman também já antecipou algumas que deverão chegar em algum momento do primeiro semestre do ano que vem.
Entre elas, estão novos MacBooks Air de 13″ e 15″ com chip M4 (codinomes J613
e J615
); um novíssimo iPhone SE (V59
); iPads Air de 11″ e 13″ atualizados (J607
e J637
); novos Magic Keyboards para os iPads (R307
e R308
); e uma nova geração do AirTag (B589
).
Respondendo a Gurman sobre o iPhone SE, o analista especializado em telas Ross Young “confirmou” que a nova geração usará o mesmíssimo display OLED 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. do iPhone 14 e que os primeiros lotes já começarão a sair das fábricas neste mês de outubro.
Para quem está aguardando novos Macs Studio e Pro, eles estão em desenvolvimento também, mas o primeiro é mais aguardado para meados de 2025 e o segundo, pro finalzinho do ano que vem, apenas.
Também no segundo semestre de 2025, são obviamente aguardados novos iPhones e Apple Watches. Mas Gurman já cita, inclusive, que deveremos ver ainda a chegada dos primeiros Macs com o chip “M5”.
Mudanças no cronograma?
Apesar de todas as expectativas supracitadas, Gurman também disse em sua newsletter que a Apple está começando a perceber que manter um cronograma anual mais ou menos “certo” de lançamentos às vezes pode não funcionar bem.
Já há alguns anos, há uma forte pressão nos times de desenvolvimento de software da empresa para apresentar novos sistemas na Worldwide Developers Conference (WWDC), em junho, e tê-los prontos para lançamento em setembro — quando os novos iPhones são lançados.
Nem sempre, todavia, tudo corre como previsto. Não é à toa que vimos, nas últimas semanas, o iPadOS 18.0 ser retirado do ar em sua versão para os iPads Pro com chip M4, bem como também a segunda beta do Software do HomePod 18.1 e a terceira beta do watchOS 11.1 — todos eles causando problemas sérios a ponto de exigir a troca dos dispositivos afetados.
Considerando esses e outros problemas, Gurman acredita que a Apple aos poucos tentará se “libertar” de um cronograma anual fixo para lançamentos, passando a colocar produtos no mercado quando eles estiverem realmente prontos, sem correria.
Isso dificilmente englobará a linha de iPhones, visto que esse é um mercado extremamente competitivo e importante, mas poderá funcionar bem para todo o resto — e, quem sabe, até trazer de volta um pouco do clima de surpresa/incerteza sobre lançamentos que a Apple tanto preza.
Notas de rodapé
- 1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.