A Apple atualizou novamente a sua lista de produtos clássicos (vintage) e obsoletos (obsolete), incluindo mais modelos de iPhones, iPods, iPads e Macs nessas categorias.
Após entrar para a lista de dispositivos clássicos em setembro de 2022, o iPhone 6 agora é considerado obsoleto. A Apple, relembremos, já havia classificado o iPhone 6 Plus como um produto obsoleto em abril passado — mas, como o modelo menor continuou à venda em alguns países por mais tempo, ele só se tornou obsoleto agora.
Já as últimas gerações dos iPods nano e shuffle também são consideradas agora obsoletas. A Apple lançou novas opções de cores para o iPod nano de sétima geração e o iPod shuffle de quarta geração em 2015, sendo que ambos foram descontinuados em 2017.
Por último, a Apple adicionou o MacBook de 12 polegadas (2017) e o iPad de sexta geração à sua lista de produtos clássicos.
O que isso significa?
A Apple considera um dispositivo como clássico quando se passaram cinco anos desde que a empresa parou de distribuí-lo para venda. A empresa pode se oferecer para consertar um produto clássico, mas somente se as peças permanecerem disponíveis.
Já um dispositivo obsoleto é aquele que não é vendido há pelo menos sete anos. Assim, ele não é mais elegível para reparo em uma Apple Store ou outro centro de reparo autorizado, com a única exceção sendo as substituições de bateria de MacBooks por um período de até dez anos.