O melhor pedaço da Maçã.

macOS Sequoia 15 é portado para o Steam Deck, mas com limitações

Um grupo de modders conseguiu instalar o macOS Sequoia 15 no Steam Deck, dispositivo portátil de jogos da Valve. O trabalho foi divulgado recentemente por um usuário no X (ex-Twitter).

Publicidade

Embora a modificação mostre que o hardware seja flexível, a falta de aceleração da GPU 1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. impede que ele execute gráficos mais pesados satisfatoriamente. Isso significa que, por enquanto, o aparelho não consegue rodar apps com gráficos muito exigentes.

Com a ajuda de algumas pessoas (como o CorpNewt, entre outros), conseguimos rodar o macOS no Steam Deck.
Demorou um pouco, mas encontramos uma solução para fazer sistemas mais recentes que o Catalina inicializarem. Então, aqui está o macOS Sequoia em modo de recuperação rodando no Steam Deck…

De fábrica, o Steam Deck roda o SteamOS (um sistema operacional baseado em Linux), mas também é capaz de rodar o Windows sem grandes dificuldades. No entanto, portar o macOS para o dispositivo apresentou alguns desafios.

Segundo os modders envolvidos, a instalação foi bem mais complexa que a do Windows. Ela exigiu um trabalho integrado entre especialistas para superar as limitações técnicas e compatibilizar o sistema da Maçã com o hardware do gadget.

Publicidade

Ao ser instalado, o macOS é reconhecido como se estivesse em um iMac Pro. Mesmo assim, contudo, o Steam Deck não consegue usar todo o seu poder gráfico porque falta a aceleração de GPU, tornando a experiência limitada.

Esta não é a primeira vez que o SO é portado para o Steam Deck, mas, por enquanto, o projeto é apenas uma “prova de conceito”, ou seja, não é algo prático para o dia a dia. Seriam necessárias mais melhorias para que ele funcione bem para uso diário.

A equipe de modders acredita que, no futuro, será possível ativar a aceleração gráfica no Steam Deck ao rodar o macOS — uma vez que o sistema já oferece suporte à arquitetura RDNA 2 da AMD, que é a mesma usada no chip gráfico do dispositivo. Se eles conseguirem fazer com que o macOS reconheça e use corretamente esse chip gráfico, o Steam Deck poderá rodar o sistema operacional da Maçã com desempenho total, tornando-o um “Hackintosh” funcional.

via Tom’s Hardware

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Espelhamento do iPhone pode expor apps do iOS em sistemas corporativos

Próx. Post

Promoções na App Store: Type:Rider, A Normal Lost Phone, SizeSnap – Guardar medições e mais!

Posts Relacionados