Depois de testar a tela e as câmeras traseiras do iPhone 16 Pro Max, o DXOMARK divulgou hoje a sua avaliação da câmera frontal do aparelho topo-de-linha da Apple — o qual, segundo o site, é uma das melhores do mundo atualmente.
A câmera frontal do iPhone 16 Pro Max, vale lembrar, tem um sensor de 12 megapixels, uma lente com uma abertura de ƒ/1.9 e foco automático, sendo capaz de gravar vídeos em 4K a uma taxa de atualização de até 60 quadros por segundo, bem como em 1080p a até 120qps.
Embora não tenha mudado muito em termos de hardware, o software que opera o componente foi aprimorado, resultando em melhorias significativas de imagem, segundo o DXOMARK. Os avanços foram tantos que fizeram o flagship da Maçã pular para a primeira posição do ranking do site — lugar que divide com o Honor Magic6 Pro —, com 151 pontos.
Entre os pontos positivos do novo modelo, estão a sua exposição precisa e o seu alcance dinâmico amplo — detalhes que resultaram em imagens com um alto nível de contraste vistas em displays HDR 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.. Embora também lide muito bem com cores, no entanto, o iPhone 16 Pro Max acabou perdendo nesse departamento para o Google Pixel 9 Pro XL, que conseguiu entregar um balanço de branco melhor e tons de pele mais precisos.
O foco automático da câmera frontal também se mostrou bastante confiável, além de contar com uma ampla profundidade de campo. De acordo com o DXOMARK, isso permitiu selfies com uma boa definição e com uma boa quantidade de detalhes de várias distâncias — característica que também se provou uma verdade em vídeos.
Outras vantagens destacadas pelo site foram a “ampla abertura simulada” e o efeito bokeh no modo retrato, que entregou resultados bastante naturais. Inclusive, esse foi um dos aspectos nos quais o iPhone 16 Pro Max saiu-se melhor que qualquer outro aparelho testado pelo site.
Entre os pontos negativos, está o já mencionado balanço de branco, que embora até faça um trabalho satisfatório na maior parte do tempo, pode provocar algumas projeções nas imagens. Além disso, embora a Apple tenha melhorando bastante isso (principalmente com o iPhone 15 Pro Max, no ano passado), ainda há um nível considerável de ruído em fotos e vídeos. Diferenças de definição entre quadros de um vídeo também não são raras durante gravações em movimento.
A análise completa (em inglês) das câmeras do iPhone 16 Pro Max pode ser conferida nessa página.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro-Max,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro,10499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.