A Apple acaba de liberar as primeiras versões beta do iOS 18.2 (compilação 22C5109p
), do iPadOS 18.2 (idem) e do macOS Sequoia 15.2 (24C5057p
), que trazem ainda mais recursos da Apple Intelligence para iPhones, iPads e Macs!
Entre as novidades dessas novas versões, estão os Genmojis — que permitirão a criação de emojis com inteligência artificial. Acessíveis pelo teclado do iOS, os Genmojis podem ser gerados a partir de uma descrição ou com base na aparência de uma pessoa em uma imagem presente no app Fotos (Photos). O recurso também oferecerá algumas sugestões de quais emojis criar.
Parecido com a novidade anterior, o Image Playground é um app pelo qual é possível usar a IA da Apple para gerar imagens. Você pode usar um prompt para criar uma imagem do seu jeito ou utilizar algumas das sugestões fornecidas pelo recurso.
Também é possível usar conversas do Mensagens (Messages) e documentos do Notas (Notes) como base para suas criações, que também podem ser geradas de acordo com a aparência de alguém. Além dos apps supracitados, ele também pode ser acessado do Freeform, do Pages e do Keynote.
Outro recurso que veio com esses updates — e que está relacionado ao Image Playground — é a Image Wand, a qual deixa você gerar imagens com base em rabiscos feitos no app Notas com um Apple Pencil ou frases. Você pode acessá-la por meio da paleta de ferramenta do Apple Pencil em um iPad.
Assim como os Genmojis e o Image Playground, no entanto, será necessário entrar em uma lista de espera para acessar a Image Wand. A Apple notificará usuários assim que eles forem inclusos nos testes desses recursos.
Há também agora a aguardada integração da Siri com o ChatGPT, da OpenAI, o qual só será acionado caso a assistente da Apple não consiga realizar uma tarefa (e apenas com a permissão do usuário). É possível usar o ChatGPT para criar textos e imagens, além de não ser necessário ter uma conta no serviço.
Ainda falando dessa integração, é possível desativá-la a qualquer momento pelo app Ajustes (Settings). A Apple também garante que os comandos enviados para o modelo de linguagem não serão armazenados por ela ou pela OpenAI, e também não serão utilizados no treinamento do ChatGPT. A ferramenta diz ainda não armazenar o endereço de IP do usuário, para uma maior privacidade.
Essas atualizações também expandem o suporte da Apple Intelligence para as seguintes variações da língua inglesa: australiano, canadense, neozelandês, sul-africano e britânico. Isso também significa que usuários nesses país ganharão acesso a todos os recursos de IA lançados pela Apple até agora.
A Apple também introduziu uma nova API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações, para as Writing Tools, a qual permitirá que terceiros façam proveito dessas ferramentas — até então restritas aos apps da Maçã — em suas aplicações. Eles também estão mais capazes e permitem que você descreva em palavras o tom que deseja adicionar a um texto.
Donos de iPhones 16 podem finalmente testar a Visual Intelligence, recurso que permite apontar a câmera do smartphone para um estabelecimento ou cartaz na rua, por exemplo, para obter mais informações sobre ele. A ferramenta também é capaz de resumir textos, identificar informações de contato e mais.
O app Mail recebeu um banho de loja e agora separa os emails recebidos em categorias, tornando tudo mais organizado. Mensagens importantes são exibidas na categoria “Primary”, enquanto recebidos e coisas do tipo são jogadas para a pasta “Transactions”. Já a categoria “Updates” foca em emails de newsletters, alertas e compromissos, enquanto a pasta “Promotions” traz ofertas e propagandas.
Por fim, a nova beta também implementou novos limites de volume nos Ajustes do iOS, a fim de preservar a saúde auditiva.
Todas essas novidades de IA, vale lembrar, foram apresentadas pela Apple em junho durante a WWDC24. Como a empresa optou por uma liberação em fases, acabamos não vendo-as estrearem no lançamento original desses sistemas.
A previsão atual é de que a Apple libere o iOS 18.2, o iPadOS 18.2 e o macOS 15.2 para todos em algum momento de dezembro. Por ora, vale notar, a beta está disponível apenas para os iPhones compatíveis com a AI: 15 Pro, 15 Pro Max e toda a linha 16.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações,