Como já mostramos, a expansão dos recursos da Apple Intelligence é o maior destaque da primeira beta do iOS 18.2. Mas tanto ele quanto o iPadOS 18.2 incluirão outras mudanças — uma delas para facilitar a alteração de aplicativos padrão, conforme divulgado pela companhia em agosto passado.
Assim, um novo menu dedicado no app Ajustes (Settings) incluirá categorias de aplicativos padrões — como email, mensagens, chamadas, filtragem de chamadas, navegador, senhas e códigos, bem como até teclados. Essas adições tornarão a gestão e a alternância entre esses aplicativos padrões muito mais fácil — além de cumprirem uma das determinações da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) na União Europeia.
Mudanças focadas na União Europeia
Também visando a UE, com o iOS/iPadOS 18.2, os usuários no bloco poderão apagar ainda mais aplicativos nativos, como App Store, Safari, Mensagens (Messages), Câmera (Camera) e Fotos (Photos), como também já anunciado.
Assim, quase todos os aplicativos nativos poderão ser excluídos na UE — com exceção apenas dos apps Telefone (Phone) e Ajustes. Aos curiosos, o aplicativo da App Store poderá ser baixado novamente a partir de uma opção dentro dos Ajustes.
Além disso, a Apple permitirá que desenvolvedores criem e testem recursos específicos para a UE de qualquer lugar do mundo. Essa mudança foi feita em resposta ao feedback da Comissão Europeia e dos desenvolvedores.
Por fim, uma opção para exportar dados do Safari e a possibilidade de outros navegadores importarem esses dados estarão disponíveis com o iOS/iPadOS 18.2