Foi lançada ontem na App Store mais uma atualização importante do aplicativo Blackmagic Camera, software profissional de gravação de vídeos para iOS e iPadOS da famosa empresa de produtos cinematográficos. A nova versão (2.1) chega com suporte a novos recursos da Apple e outras novidades.
Uma das principais adições do update é o suporte completo ao Controle da Câmera dos iPhones 16. Além de ser possível agora iniciar o app diretamente pelo novo botão, também é possível usá-lo para controlar o zoom, a exposição, o foco, o ISO e outras configurações do app.
Além disso, o Blackmagic Camera também suporta os novos controles personalizados do iOS 18, podendo ser adicionado tanto à Central de Controle como à tela Bloqueada, a qual (como já comentamos) agora permite substituir os tradicionais atalhos para a lanterna e para o app Câmera.
Outras novidades incluem a possibilidade de logar em contas de organização da Blackmagic Cloud, uma opção para limitar o monitoramento HDMI à resolução HD, opções de taxa de bits ao gravar em codecs H.264 e H.265, e suporte a acessórios compatíveis com o framework DockKit para iPhone.
Também foram feitas algumas melhorias, como um aumento no desempenho gravando clipes em ProRes 4K de alta velocidade nos iPhones 16 Pro, bem como correções —como a de um problema que fazia com que a orientação ficasse errada ao mudar para a câmera frontal durante gravações.
O Blackmagic Camera, vale recordar, é completamente gratuito na App Store — não oferecendo nem mesmo compras internas. É necessário pelo menos o iOS/iPadOS 17 para rodá-lo.