O melhor pedaço da Maçã.

Apple deixa de cumprir requisitos e iPhones 16 são banidos na Indonésia

Ringo Chiu / Shutterstock.com
iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max expostos em loja da Apple

Há algumas semanas, falamos aqui sobre a possibilidade de a Apple ser impedida de vender os seus modelos mais recentes de iPhones na Indonésia após a empresa falhar em cumprir alguns requisitos exigidos pelo governo local — e, bem, isso realmente aconteceu.

Publicidade

Segundo informações da Bloomberg, o Ministério da Indústria do país asiático disse na última sexta-feira (25/10) que os iPhones 16, os quais foram lançados no mês passado, não podem ser promovidos, vendidos ou até operados por lá até que a Maçã renove a sua certificação de requisitos de conteúdo (ou TKDN, na sigla original).

O TKDN, vale lembrar, diz respeito ao uso de componentes nacionais em bens ou serviços, de modo que, para obtê-lo, um produto precisa ter um Nível de Componente Nacional de pelo menos 40% — algo que os modelos mais recentes obviamente ainda não têm. iPhones de gerações anteriores, por sua vez, não foram afetados por essa medida.

Quando esse banimento ainda era apenas uma possibilidade, o governo local também destacou que a Apple não cumpriu sua promessa de investir 1,71 bilhão de rupias no país, tendo investido, na verdade, “apenas” 1,48 bilhão de rupias. Como consequência disso tudo, o Ministério impediu a emissão dos IMEIs 1International mobile equipments identities, ou identificações internacionais de equipamentos móveis. dos iPhones 16 — algo necessário não só para a venda desses smartphones na Indonésia, mas para o seu uso — tornando-os completamente ilegais.

Se houver um iPhone 16 que possa operar na Indonésia, isso significa que posso dizer que o dispositivo é ilegal. Denuncie para nós.

Agus Gumiwang Kartasasmita, ministro da indústria da indonésia.

O governo da Indonésia até permite que cidadãos tragam aparelhos adquiridos no exterior para o país, mas essa ilegalidade dos iPhones 16 certamente tornará essa opção menos tentadora. A legislação local também obriga viajantes a registrar qualquer smartphone comprado no exterior, o que os torna sujeitos a taxas um tanto altas.

Publicidade

A Apple ainda não comentou esse banimento.

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro-Max,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Plus,9499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16,7799.00]]

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    International mobile equipments identities, ou identificações internacionais de equipamentos móveis.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Smart device da Apple poderá parecer com o iMac G4; novo iPad viria em 2025

Próx. Post

Review: fones de ouvido Sounfii Q20, da Tronsmart

Posts Relacionados