Surgiram no banco de dados do Geekbench 6 os primeiros resultados de benchmarks do chip M4 Pro, anunciado pela Apple na última terça-feira (29/10) ao lado do mais novo Mac mini. Como observado pelo MacRumors, com base na média dos resultados já disponíveis, a versão mais potente do chip é agora a com a melhor pontuação na plataforma.
Com 14 núcleos de CPU 1Central processing unit, ou unidade de processamento central. , o M4 Pro mais potente (que pode ter sido testado em um Mac mini ou em um MacBook Pro) apresenta uma média de 22.094 pontos no teste multi-core. O resultado faz com que o processador vença com certa vantagem o antigo ocupante do posto de chip mais potente da Maçã, o M2 Ultra com 24 núcleos, que apresenta média de desempenho de 21.351.
No teste single-core, o novo chip também não faz feio. A média atual gira em torno dos 3.700 — pontuação que também é suficiente para vencer a média de 2.868 computada até agora para o M2 Ultra — chip que equipa atualmente os computadores de mesa mais avançados e potentes da Apple, como o Mac Studio e o Mac Pro.
Obviamente, esses resultados serão superados pelo M4 Max (também lançado nesta semana) e, principalmente, por um provável futuro “M4 Ultra”. Porém, os números já mostram bem o quanto os chips da Apple estão avançando a cada geração, a ponto de termos um desempenho comparável entre um Mac mini e o Mac Studio mais potente com apenas dois anos de diferença.
Curiosamente, como comentou Mark Gurman (da Bloomberg)em publicação no X (ex-Twitter), é curioso e desnecessário que a Apple compare o novo processador com chips mais antigos em suas peças de apresentação, e não com chips bem mais poderosos apresentados recentemente.
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade de processamento central.