De acordo com uma nova matéria da Bloomberg, a Apple propôs investir quase US$10 milhões na Indonésia — uma resposta direta ao recente banimento dos iPhones 16 do país após a empresa não atingir limite mínimo de 40% de uso de componentes nacionais em smartphones e tablets comercializados por lá.
Na tentativa de reverter o banimento, a proposta da empresa envolveria o investimento em uma fábrica em Bandung (no sudeste de Jacarta) em parceria com uma lista de fornecedores. No local, a Maçã planejaria investir principalmente na produção de acessórios e componentes para os seus dispositivos.
Cabe agora ao Ministério da Indústria da Indonésia analisar se a proposta (que está sujeita a alterações) atende aos requisitos exigidos (os quais levaram ao banimento dos iPhones 16). Isso deverá ser decidido em breve, de acordo com pessoas com conhecimento sobre o assunto ouvidas pela publicação.
Como destacou a Bloomberg, um investimento de cerca de US$10 milhões seria um valor pequeno para a Apple se compararmos com o que ela deixaria de ganhar com o banimento dos seus aparelhos do país — o qual conta com quase 278 milhões de habitantes, muitos deles jovens e ligados em produtos tecnológicos.
Google Pixel também banido
A Apple, cabe destacar, não é a única Big Tech enfrentando um problema do gênero na Indonésia. Recentemente, logo após a decisão referente aos iPhones 16, o país também baniu a comercialização dos smartphones Pixel (do Google), os quais igualmente não atingiram a taxa mínima de 40% de uso de componentes nacionais.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro-Max,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Plus,9499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16,7799.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.