O Mac mini (M4), anunciado no fim do mês passado e lançado (em alguns países) hoje, traz mudanças significativas em seu design externo. Mas engana-se quem pensa que as mudanças ficaram apenas no lado de fora.
De acordo com o comentário de um usuário no fórum da iFixit, o novo Mac mini apresenta um SSD 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. removível. Por outro lado, isso não significa que será possível fazer upgrade de armazenamento após a compra do computador.
Embora o SSD seja modular e fácil de remover, é possível que uma limitação vista no Mac Studio — o qual, embora também permita remover o chip de armazenamento, não reconhece combinações de SSDs diferentes daquela com a qual foi enviado de fábrica — se aplique ao Mac mini.
Em um vídeo publicado no X (ex-Twitter), porém, um usuário alega que lojas de reparo na China podem trocar os chips NAND e conseguem fazer essas máquinas funcionarem, semelhante às atualizações de armazenamento feitas no Mac Studio. O vídeo também mostra o chip Wi-Fi e a antena montados na parte traseira do Mac mini.
Mas há uma boa notícia, principalmente comparado ao modelo de 2023: a configuração de 256GB do novo Mac mini usa dois módulos de armazenamento de 128GB, o que significa que o modelo mais recente oferecerá velocidades de leitura e gravação significativamente maiores — abordando uma das maiores reclamações sobre o modelo da geração anterior.
Finalmente, parece que passamos dessa fase de SSDs mais lentos nos modelos de entrada de alguns Macs.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Macs/Apple-Mac-mini-M2-Pro,15799.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Macs/Apple-Mac-mini-M2,7499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.