O Apple Music anunciou hoje o lançamento de um novo item de colecionador: um livro de capa dura que reúne os 100 melhores álbuns musicais da história, selecionados por sua equipe, agora em uma edição de luxo que custa… R$2.450 (nos EUA, US$450)!
Depois da polêmica do sucesso da lista digital lançada no início deste ano, o serviço de streaming decidiu criar uma versão física em parceria com a editora de luxo Assouline, com uma tiragem limitada de apenas 1.500 exemplares numerados.
O livro pesa cerca de 3,6kg e traz uma série de detalhes sofisticados: capa de linho, bordas douradas nas páginas e uma capa acrílica com o número da edição gravado. Dentro, o leitor encontrará imagens em alta resolução das capas dos álbuns, acompanhadas de fotografias e ilustrações exclusivas.
Cada livro vem em uma capa protetora de acrílico translúcido, especialmente desenhada, com o logo do Apple Music gravado. A capa de linho do livro também traz o logo em relevo, alinhado com a gravação na capa de acrílico. Na parte de trás, há a numeração da edição, e no interior, um ex libris numerado à mão destaca ainda mais a exclusividade desta edição limitada. As bordas das páginas são douradas com um brilho que reflete o título na lombada.
Entre os artistas que contribuíram com insights para o projeto, estão Pharrell Williams, Maren Morris e Charli xcx. O livro ainda conta com um prefácio escrito por Zane Lowe, diretor criativo e apresentador dos principais produtos do Apple Music.
O livro inclui 97 ilustrações, deixando 3 álbuns sem artes específicas. A lista dos 100 melhores álbuns representa marcos importantes na música, abrangendo gêneros como rock, hip-hop, jazz e eletrônico. Diferentemente de rankings baseados em números de streaming, a seleção da Maçã destaca o impacto artístico e cultural dessas obras.
Nas redes sociais, a recepção entre os fãs foi variada: enquanto alguns parecem dispostos a investir no livro de luxo, outros questionam o preço elevado — lembrando o lançamento do livro “Designed by Apple in California”, em 2016, que também chamou atenção pelo seu preço.
Aos interessados, o livro “Apple Music: 100 Best Albums” já está em pré-venda e deverá começar a ser entregue no dia 29 de novembro, inclusive no Brasil.
O Apple Music conta com um catálogo de mais de 100 milhões de músicas e 30 mil playlists — muitas delas com suporte a Áudio Espacial (Dolby Atmos) e em altíssima definição, com áudio Lossless. Para quem ama música clássica, há um app dedicado com mais de 5 milhões de faixas, tudo em uma interface simplificada! No Brasil, são três tipos de assinatura: Universitária (R$11,90/mês), Individual (R$21,90/mês) e Familiar (R$34,90/mês). Caso você não seja um assinante, pode testar o serviço de forma gratuita por um mês. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.