A Blackmagic Design saiu na frente e disponibilizou o DaVinci Resolve 19.1 com um recurso de peso: suporte à edição de vídeos espaciais.
Aguardada por muitos no Final Cut Pro, a novidade permite que usuários do macOS criem e exportem conteúdos imersivos compatíveis com o Apple Vision Pro. Com essa atualização, é possível trabalhar com fotos e vídeos espaciais de forma prática. A novidade também permite que você misture fotos espaciais na linha do tempo, junto ao vídeo, o que facilita bastante na hora de criar conteúdos mais imersivos.
Mas a atualização inclui outras novidades além da edição de vídeos espaciais. Essa versão também traz uma série de melhorias que ajudam a deixar o processo de edição ainda mais fluido.
O gerenciamento de mídia, por exemplo, agora sincroniza pastas automaticamente e lembra quais estavam abertas na última sessão. Além disso, funções como o Audio Ducking, novas opções de câmeras múltiplas, e até títulos com efeitos de vidro e gradiente foram adicionados.
O Fusion ganhou ferramentas que permitem criar fundos, como cortinas de palco e campos de estrelas, além de controles mais precisos de curva de cor na página de edição. Para quem usa a versão Studio, as novidades são ainda mais robustas, como o suporte a múltiplas GPUs 1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., saída em 4K e som surround.
O Fusion Studio 19.1 vem com a possibilidade de exportação de ativos em USD, acelerando o fluxo de trabalho de efeitos visuais e garantindo que os efeitos apliquem corretamente o padrão de varredura original dos vídeos.
O DaVinci Resolve 19.1 já está disponível gratuitamente na Mac App Store. Também é possível fazer um upgrade para a versão Studio, a qual custa R$1.500.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
Notas de rodapé
- 1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.