O melhor pedaço da Maçã.
Display do MacBook Pro (M4)

Displays dos novos MacBooks Pro usam tecnologia de pontos quânticos que melhora a exibição

Além das mudanças no nível de brilho SDR 1Standard dynamic range, ou faixa dinâmica padrão. (agora com até 1.000 nits), os displays dos MacBooks Pro com chips M4, M4 Pro ou Max também ganharam uma outra melhoria, mais técnica — a qual não foi divulgada pela Apple, mas sim pelo analista Ross Young.

Publicidade

Em uma publicação no X (ex-Twitter), Young disse que a Apple migrou do filme tradicional (de fósforo vermelho) para o filme de ponto quântico (quantum dot, ou QD) nos displays dos modelos mais recentes.

Grande notícia de displays da Apple, eles adotaram pontos quânticos pela primeira vez. Os últimos MacBooks Pro (M4) usam um filme de ponto quântico (QD) em vez de um filme de fósforo vermelho KSF.
No passado, a Apple optou pela solução KSF devido à melhor eficiência e à ausência de cádmio (Cd), mas os últimos filmes QD sem Cd são muito eficientes, apresentam gama de cores tão boa ou melhor e melhor desempenho de movimento.

Ao substituir a camada de filme de fósforo por nanocristais feitos de material semicondutor chamados pontos quânticos, as telas podem exibir cores mais brilhantes e vibrantes. Ainda assim, os usuários podem não notar a diferença, a menos que vejam exemplos muito específicos destinados a enfatizar o efeito.

Cabe notar que a tecnologia de pontos quânticos não é nova e a Apple tem investigado seu uso em telas desde 2014, pelo menos. No entanto, ela não havia utilizado-a anteriormente devido ao uso do material tóxico cádmio.

Publicidade

Os mais recentes filmes de ponto quântico sem cádmio, porém, mostraram desempenho de cor e movimento aprimorado — superando até mesmo os filmes anteriores, com o elemento —, possibilitando finalmente a sua adoção pela Apple.

O efeito aproxima a tela Mini-LED da gama de cores e do desempenho do OLED 2Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.. No entanto, os MacBooks Pro serão beneficiados ainda mais em termos de fidelidade de cores e movimento quando a Apple adotar displays OLED — o que é agora esperado para 2026.

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-16-M3-Pro,28999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3-Pro,22999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3,18499.00]]

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Standard dynamic range, ou faixa dinâmica padrão.
  • 2
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

YouTuber modifica iMac G4 com portas atuais e o chip M4

Próx. Post

iSenhas agora também gerencia Chaves-senha e códigos 2FA

Posts Relacionados