Os aplicativos Telefone (Phone) e FaceTime do iOS 18.1 ganharam um novo recurso que, há anos, era aguardado pelos usuários. Trata-se da possibilidade de gravar chamadas de voz/áudio, além de conferir uma transcrição delas em tempo real.
Segundo a Maçã, quando você inicia uma gravação, o app Telefone/FaceTime anunciará automaticamente que a chamada está sendo gravada para que ninguém seja pego de surpresa nessa hora. Além disso, as transcrições das chamadas são salvas no app Notas (Notes), para que você pesquise e revise tudo o que foi discutido na chamada.
Confira, a seguir, como utilizar isso na prática! 📞
Onde a transcrição de chamadas está disponível?
A Apple não especifica os modelos compatíveis com esse recurso, então todos os que rodam o iOS 18.1 devem ter acesso ao recurso. Com relação aos idiomas compatíveis, eis a lista divulgada pela empresa:
- Alemão (Alemanha)
- Cantonês (China continental, Hong Kong)
- Espanhol (EUA, México, Espanha)
- Francês (França)
- Inglês (Austrália, Canadá, EUA, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura)
- Japonês (Japão)
- Mandarim (China continental, Taiwan)
- Português (Brasil)
Apesar de estar constando na lista, em nossos testes (como você pode conferir no vídeo acima) a transcrição das chamadas no nosso idioma não funcionou — embora a gravação em si, sim.
Como usar o recurso na prática
Inicie uma chamada no app Telefone/FaceTime ou atenda-a. Em seguida, toque no botão representado por uma onda sonora (no canto superior esquerdo) para que uma contagem regressiva seja exibida.
Com isso, uma voz automatizada anunciará para você e para a outra pessoa que a chamada está sendo gravada e ela será iniciada.
A gravação (junto à transcrição, se disponível) da ligação ficará salva no aplicativo Notas, para consulta e reprodução posterior.