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Apple TV+ poderá licenciar filmes para terceiros visando reduzir perdas e ampliar público

sdx15 / Shutterstock.com
Logo do Apple TV+ em um iPhone

Segundo a Bloomberg, o Apple TV+ poderá passar por uma mudança de estratégia: a plataforma da Maçã deverá começar a licenciar seus filmes originais para outras empresas, como redes de TV estrangeiras e lojas digitais.

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A ideia é diminuir os prejuízos, dar mais visibilidade às produções e alcançar novos públicos. Parece incomum, mas faz sentido, já que o streaming ainda não conseguiu atrair uma grande massa, mesmo com investimentos bilionários e elogios da crítica.

Para liderar essa nova fase, a Apple contratou Maria Ines Rodriguez, uma executiva com passagens pela Disney e NBCUniversal. Ela tem a missão de criar uma estratégia global para distribuir os conteúdos originais do Apple TV+ fora da plataforma.

A mudança também veio de cima: Tim Cook (CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa) e Eddy Cue (chefe de serviços) estariam pressionando a equipe do Apple TV+ a cortar custos e aumentar os resultados financeiros. O foco inicial desse licenciamento são os filmes, enquanto as séries originais continuariam exclusivas — pelo menos por enquanto.

Essa decisão da Apple segue uma tendência que já está acontecendo no mercado de streaming. Empresas como Warner Bros. Discovery, Paramount e Disney têm vendido direitos de exibição de filmes e séries para outras plataformas, quebrando a ideia de que tudo precisa ser exclusivo. A Apple está entrando nessa onda, e pode ser que isso ajude a dar mais fôlego ao serviço.

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Outra mudança importante é o foco em produções menores, feitas diretamente para o streaming, deixando de lado os grandes lançamentos de cinema. Um exemplo disso foi a mudança de estratégia de lançamento de “Lobos” (“Wolfs”), que estava originalmente previsto para chegar às telonas.

A estratégia mostra que a Maçã está saindo da sua zona de conforto, já que a exclusividade era uma marca do serviço. Ademais, isso poderá ajudar o streaming a ganhar força em outros países, onde enfrenta maior dificuldade para crescer.

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Licenciar filmes para redes estrangeiras poderá não só gerar uma receita extra, mas também apresentar os conteúdos da companhia para quem ainda não assina o serviço. Quem sabe essa seja a virada de que o Apple TV+ estava precisando?

O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.

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via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

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