Com a Black Friday se aproximando, muitos usuários estão considerando atualizar seus aparelhos mais antigos para o iPhone 16. Mas será que essa atualização vale a pena?
Foi com base nessa pergunta que a Ookla (responsável pelo famoso SpeedTest) decidiu encontrar uma possível resposta, analisando a velocidade e a latência do 5G da linha em comparação aos seus predecessores (iPhones 14 e 15) e com os modelos Galaxy S24 (da Samsung).
A análise revelou que o iPhone 16 apresentou uma liderança estatisticamente significativa em velocidades médias de download no 5G em 5 dos 11 países estudados. Já o iPhone 14 ofereceu as velocidades medianas de download 5G mais lentas em 7 dos 11 países. A linha atual da Samsung registrou a menor latência média de vários servidores 5G em 8 países, enquanto o iPhone 16 liderou em apenas um mercado.
Mas e no Brasil? A própria Ookla acredita que não valha a pena, por enquanto, trocar para a nova linha da Apple se você está buscando uma diferença notável nessa área específica. Nestes 11 países testados (o Brasil foi um deles), o iPhone 16 não demonstrou um avanço notável em comparação aos dois últimos modelos lançados pela empresa.
Além disso, o S24 também apresentou velocidades médias de upload 5G superiores em 8 de 11 países, enquanto os iPhones 14 e 15 geralmente apresentaram as velocidades de upload mais lentas.
É importante notar que as métricas de desempenho dos dispositivos variam significativamente de um país para outro, dependendo de fatores como infraestrutura do 5G, investimentos governamentais e alocações de espectro.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro-Max,12499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro,10499.00]] [[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Plus,9499.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16,7799.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.