A Apple acaba de anunciar que o Shazam, software de reconhecimento de músicas que adquiriu em 2017, acaba de superar a marca de 100 bilhões de faixas reconhecidas.
A empresa aproveitou para trazer algumas curiosidades e comparativos que põem esse número em perspectiva:
- Isso equivale a 12 músicas identificadas para cada pessoa na Terra.
- Uma pessoa precisaria usar o Shazam para identificar uma música a cada segundo durante 3.168 anos para chegar aos 100 bilhões.
- Isso é mais de 2.200 vezes o número de identificações da música mais popular de todos os tempos do Shazam, “Dance Monkey”, que já foi reconhecida mais de 45 milhões de vezes.
- “Beautiful Things”, de Benson Boone (destacado nas previsões de 2023 do Shazam), foi a primeira faixa lançada este ano a atingir 10 milhões de reconhecimentos, e a mais rápida, em 178 dias. Nesse ritmo, seriam necessários mais de 4.800 anos para atingir os 100 bilhões.
“Este marco monumental não reflete apenas o quanto as pessoas gostam de usar o Shazam, mas também seu apetite por novas músicas”, disse Oliver Schusser, vice-presidente do Apple Music e da Beats na Apple. “A descoberta de música está no centro de tudo o que fazemos e continuamos inovando para garantir que os amantes da música em todo o mundo possam tocar no botão Shazam, não importa onde ouçam a música tocando!”
Recentemente, o Shazam ganhou suporte às Atividades Ao Vivo (Live Activities), e depois também ao recurso Resposta Tátil da Música. No iOS 18.2, ele passará a salvar a localização do usuário ao reconhecer músicas.
Aos interessados, o Apple Music dispõe de uma playlist com “As 100 melhores músicas do Shazam de todos os tempos”:
Em meados de 2021, a Apple anunciou que o Shazam havia superado a marca de 1 bilhão de músicas reconhecidas todo mês.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.