Cansado de tanto spam ou mensagens que não lhe interessam enviadas por empresas no WhatsApp? Pois bem, de acordo com o TechCrunch, a plataforma está preparando opções para permitir aos usuários dar feedbacks às companhias sobre quais tipos de conteúdos eles gostariam de receber (ou não).
Isso possibilitará a execução de mais ações em relação ao que a plataforma oferece atualmente (apenas a opção de bloquear a empresa), permitindo informar ao WhatsApp se o tipo de mensagem enviada é ou não do seu interesse, bem como a possibilidade de encerrar o envio delas por completo.
Como as empresas que enviam mensagens pela API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do WhatsApp já estão enquadradas em uma das quatro categorias disponíveis (marketing, utilidades, autenticação e serviços), os usuários poderão escolher parar o envio de determinado tipo, mas manter de outro, caso assim desejem.
Atualmente, caso você esteja em contato com determinada empresa e queira receber coisas como códigos de autenticação, mas deseje parar com as mensagens de marketing, a única opção a se fazer é silenciar ou bloquear a companhia por completo — o que inviabilizaria o recebimento de mais códigos.
A novidade basicamente levará ao WhatsApp uma possibilidade há muito tempo presente em serviços de emails: a de cancelar a inscrição em alguns tipos de mensagens que não lhe agradem. É algo importante principalmente em países como o Brasil, os quais contam com o app como principal meio de comunicação.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.