Embora o desmonte da firma de reparos iFixit tenha indicado que quase nada mudou nas entranhas dos MacBooks Pro equipados com os chips da família M4, um memorando enviado pela Maçã a funcionários de Apple Stores e de centros de reparo autorizados diz que agora é possível trocar os alto-falantes desses computadores sem precisar substituir também outros componentes.
Visto pelo pessoal do MacRumors, esse recado marca a primeira vez que é possível substituir os alto-falantes dos MacBooks Pro de forma independente desde 2015. De 2016 até 2023, caso o usuário quisesse consertar esses componentes, ele era obrigado a trocar toda a top case do computador, o que também inclui o teclado e o trackpad, por exemplo.
Como notado pelo Neowin, a Apple já até publicou guias de como substituir os alto-falantes desses MacBooks Pro, dando a entender que, em breve, será possível adquirir esses componentes separadamente e realizar o reparo por conta própria, o que seria uma baita notícia em termos de reparabilidade. Essa mudança, inclusive, contempla todos os MacBooks Pro com chips da linha M4.
Embora nada esteja confirmado ainda, caso a Maçã passe a vender os alto-falantes desses MacBooks Pro separadamente, isso provavelmente acontecerá por meio do programa Self Service Repair, que infelizmente ainda não está disponível no Brasil. Mesmo assim, é esperado que o preço desse reparo caia significativamente, o que já é um baita avanço positivo.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-16-M3-Pro,28999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3-Pro,22999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M3,18499.00]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.